Irati PR, 23:02, 18°C

Reconhecimento foi resultado da pesquisa “Fala Estudante” e valorizou docentes indicados pelos alunos da região
Fotos: NRE

Sthefany Brandalise

O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati realizou, na terça-feira (14), a entrega do Professor Diamante, uma homenagem especial aos docentes da rede estadual que se destacaram ao longo do ano letivo. A premiação, que também celebrou o Dia do Professor, reconheceu educadores indicados pelos próprios estudantes através da pesquisa “Fala Estudante”, que avaliou disciplinas, metodologias e relação pedagógica em sala de aula. Além de certificados, todos os homenageados receberam chromebooks como forma de valorização e reconhecimento.

As percepções dos alunos, coletadas ao longo do primeiro semestre por meio de formulários online, foram feitas a partir do trabalho do professor no esclarecimento de dúvidas, realização de atividades práticas, preparação de aula, engajamento nas tarefas, entre outros. A pesquisa foi aplicada nas escolas regulares, nas de ensino profissionalizante, nas de educação para jovens adultos (EJA), colégios cívico-militares (CCM), escolas de educação em tempo integral, escolas do campo, indígenas, quilombolas e também nas ilhas.

O chefe do Núcleo, Moacir Bortolozzo, destacou a importância da iniciativa para a valorização da educação e dos profissionais que nela atuam diariamente. “O Professor Diamante vem coroar o trabalho dos professores, e também homenagear o dia do professor. Nós tivemos uma avaliação através de algumas questões para os alunos, onde eles avaliaram a disciplina. Esses professores são a representatividade desse coletivo. Todos os professores são importantes, todos merecem a homenagem no máximo. Eu quero homenagear a todos os professores, porque é um trabalho fantástico e que deve ser exaltado por todos”, afirma.

Moacir também agradeceu ao trabalho conjunto das equipes escolares e do NRE. “Espero que os professores se sintam valorizados. Esse evento foi feito para eles, com carinho e respeito. É um trabalho construído em parceria com diretores, com a Secretaria Estadual de Educação e com o Governo do Paraná. Educação é esforço coletivo”.

Maria Amelia Ingles, Assistente Técnica do NRE, reforçou o caráter significativo da iniciativa. “Esse evento tem esse cunho, que é o aluno relacionar o professor como um bom professor, com propostas pedagógicas positivas, e isso é muito importante. Eu estou sentindo muito orgulho de todos os profissionais e de todas as escolas. E, claro, em especial aos que eram da minha escola de coração, que é o Colégio Xavier, onde eu fui diretora durante dez anos”, comenta.

Para os professores premiados, o reconhecimento representa incentivo e motivação. O professor de química de Guamiranga, Januário Kordiak, um dos homenageados, relatou sua surpresa com a notícia. “Foi uma surpresa muito grande. Porque, de início, nós não sabíamos como que havia sido o processo, nós não sabíamos o porquê daquela pesquisa com os alunos, qual que era a intenção. E, de repente, vem a notícia que era por uma escolha dos alunos esse destaque de professor diamante. É claro que são muitos e muitos professores de destaque. Mas acaba que, por escolha dos alunos, apenas alguns que acabam vindo aqui para receber a premiação”, disse.

Januário concluiu dizendo que dividiu a conquista com seus colegas. “Hoje eu venho aqui como representante. Trabalho com professores incríveis, que também merecem reconhecimento. É um orgulho fazer parte desse grupo”, finaliza.

Leia outras notícias