AEN
O Oeste do Paraná ganhará um grandioso atrativo do turismo religioso, o novo templo do Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Itaipulândia, município à beira do Lago de Itaipu. O local terá uma igreja em formato de cruz grega, com quatro lados simétricos e capacidade para 2.800 pessoas sentadas. A obra também inclui locais para atendimento aos turistas e fiéis, como praça de alimentação para mais de 700 pessoas, auditório para 396 pessoas, uma área de mirante, presbitério e capelas. Com área de apoio aos romeiros, o espaço totalizará 9 mil m² construídos.
A pedra fundamental para o início das obras foi lançada em 12 de outubro, Dia da Padroeira do Brasil, data que o local recebe todos os anos milhares de fiéis, inclusive em peregrinação.
O coordenador do Comitê do Turismo Religioso do Paraná, Eliseu Rocha, ressalta que o Governo do Estado terá participação direta no projeto, em conjunto com a prefeitura e a arquidiocese local, para a busca de recursos e divulgação. “Essa construção edifica e consolida o turismo religioso. Esse momento é riquíssimo para o Estado do Paraná, pois transforma a vida das pessoas, tanto na parte da fé quanto na geração e emprego e renda com o turismo religioso”, destacou.
O projeto de construção do templo conta com um arquiteto sacro, que contribui para que o santuário mantenha a sintonia com as referências acumuladas em 2 mil anos de cristianismo. “O turismo religioso é um segmento importante para o Estado do Paraná, que tem diversas rotas estruturadas para receber turistas de outros estados e países”, disse o diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná, Marcelo Martini.
O Paraná tem 1.569 locais com potencial para o turismo religioso, de acordo com o Painel da Oferta Turística do Paraná. “Esse novo espaço reflete o sucesso que o Estado vem alcançando, pois vemos cada vez mais eventos religiosos lotados de fiéis no Paraná, a exemplo dos Fóruns de Turismo Religioso, realizados todos os anos”, afirmou o diretor.
FÉ EM ITAIPULÂNDIA – A cidade conta com a maior estátua do Sul do País dedicada à Padroeira do Brasil, um monumento de 26 metros de altura localizado no ponto mais alto da cidade, com 367 metros de altitude. O local é referência para o turismo religioso, onde fiéis das cidades do entorno, de outros estados brasileiros e até mesmo de outros países se reúnem para celebrar e agradecer os propósitos alcançados.
O monumento à Nossa Senhora Aparecida foi inaugurado em 2000, em celebração aos 500 anos do Brasil, mas o culto à padroeira antecede a emancipação do município, em 1992. Até então, o distrito que começou a ser colonizado nos anos 1960 se chamava justamente Aparecidinha do Oeste, por causa da devoção dos pioneiros que chegaram à localidade com uma imagem da Santa cristã.


Turismo religioso terá novo atrativo aos fiéis, localizado no Oeste do Paraná – Na foto, monumento dedicado a Nossa Senhora Aparecida em Itaipulândia
Fotos: Gilson Abreu/AEN