Irati PR, 20:14, 21°C

No dia 12 deste mês, Dia da Padroeira do Brasil, foi lançada a pedra fundamental para o início das obras do novo templo do Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Itaipulândia. Local terá capacidade para 2,8 mil pessoas sentadas, praça de alimentação para mais de 700 pessoas, auditório para 396 pessoas, uma área de mirante, presbitério e capelas.
Turismo religioso terá novo atrativo aos fiéis, localizado no Oeste do Paraná - Na foto, monumento dedicado a Nossa Senhora Aparecida em Itaipulândia Foto: Gilson Abreu/AEN

AEN

O Oeste do Paraná ganhará um grandioso atrativo do turismo religioso, o novo templo do Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Itaipulândia, município à beira do Lago de Itaipu. O local terá uma igreja em formato de cruz grega, com quatro lados simétricos e capacidade para 2.800 pessoas sentadas. A obra também inclui locais para atendimento aos turistas e fiéis, como praça de alimentação para mais de 700 pessoas, auditório para 396 pessoas, uma área de mirante, presbitério e capelas. Com área de apoio aos romeiros, o espaço totalizará 9 mil m² construídos.

A pedra fundamental para o início das obras foi lançada em 12 de outubro, Dia da Padroeira do Brasil, data que o local recebe todos os anos milhares de fiéis, inclusive em peregrinação.

O coordenador do Comitê do Turismo Religioso do Paraná, Eliseu Rocha, ressalta que o Governo do Estado terá participação direta no projeto, em conjunto com a prefeitura e a arquidiocese local, para a busca de recursos e divulgação. “Essa construção edifica e consolida o turismo religioso. Esse momento é riquíssimo para o Estado do Paraná, pois transforma a vida das pessoas, tanto na parte da fé quanto na geração e emprego e renda com o turismo religioso”, destacou.

O projeto de construção do templo conta com um arquiteto sacro, que contribui para que o santuário mantenha a sintonia com as referências acumuladas em 2 mil anos de cristianismo. “O turismo religioso é um segmento importante para o Estado do Paraná, que tem diversas rotas estruturadas para receber turistas de outros estados e países”, disse o diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná, Marcelo Martini.

O Paraná tem 1.569 locais com potencial para o turismo religioso, de acordo com o Painel da Oferta Turística do Paraná. “Esse novo espaço reflete o sucesso que o Estado vem alcançando, pois vemos cada vez mais eventos religiosos lotados de fiéis no Paraná, a exemplo dos Fóruns de Turismo Religioso, realizados todos os anos”, afirmou o diretor.

FÉ EM ITAIPULÂNDIA – A cidade conta com a maior estátua do Sul do País dedicada à Padroeira do Brasil, um monumento de 26 metros de altura localizado no ponto mais alto da cidade, com 367 metros de altitude. O local é referência para o turismo religioso, onde fiéis das cidades do entorno, de outros estados brasileiros e até mesmo de outros países se reúnem para celebrar e agradecer os propósitos alcançados.

O monumento à Nossa Senhora Aparecida foi inaugurado em 2000, em celebração aos 500 anos do Brasil, mas o culto à padroeira antecede a emancipação do município, em 1992. Até então, o distrito que começou a ser colonizado nos anos 1960 se chamava justamente Aparecidinha do Oeste, por causa da devoção dos pioneiros que chegaram à localidade com uma imagem da Santa cristã.

Turismo religioso terá novo atrativo aos fiéis, localizado no Oeste do Paraná – Na foto, monumento dedicado a Nossa Senhora Aparecida em Itaipulândia
Fotos: Gilson Abreu/AEN

Leia outras notícias