Estão abertas as inscrições para captação de recursos em projeto nas escolas de Irati

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Irati está abrindo inscrições para projetos de captação de recursos, que serão deliberados para as escolas municipais discutirem o processo de envelhecimento. Estes recursos financeiros serão viabilizados através do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI). As inscrições iniciam dia 21 de fevereiro e se encerram dia 01 de março nas dependências da Casa dos Conselhos Municipais.

Mais informações, entrar em contato com a Casa dos Conselhos Municipais, pelo telefone 3907 3151.

 

Inovação envolvendo várias gerações

Para a Secretária Municipal de Assistência Social, Sybil Dietrich, “essa deliberação de valores é inédita, assegurando que esse recurso seja um desencadeador para que as escolas municipais desenvolvam projetos para discutir envelhecimento”.

“A deliberação de recursos através do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é inovadora por proporcionar condições para que a rede de ensino municipal consiga trabalhar questões que envolvem várias gerações diferentes (intergeracionalidade). É um processo inerente à qualidade de vida da pessoa idosa”, diz Fernanda Rocha Reda, coordenadora da Política Municipal da Pessoa Idosa.

 

Processo segue normativas do Estatuto do Idoso

A deliberação de recursos de que trata o presente projeto, vem em sintonia com as normativas do Estatuto do Idoso, que prevê a obrigatoriedade de as escolas municipais trabalharem o processo de envelhecimento. Segue também o Plano de Ação de 2019, deliberado pelo CMDPI, que pontua como meta prioritária que a rede de ensino municipal desenvolva projetos para discutir envelhecimento.

Manter a autonomia e independência durante o processo de envelhecimento é uma meta fundamental para os sujeitos e as políticas públicas. Além disto, o envelhecimento ocorre dentro de um contexto que envolve outras pessoas – amigos, colegas de trabalho, vizinhos e membros da família. Esta é a razão pela qual interdependência e solidariedade entre gerações são princípios relevantes para o envelhecimento.

A criança de ontem é o adulto de hoje e o idoso de amanhã. A qualidade de vida que as pessoas terão quando idosas depende não só dos riscos e oportunidades que experimentarem durante a vida, mas também da maneira como as gerações posteriores irão oferecer ajuda e apoio mútuos, quando necessário.

 

CMDCA vai deliberar recursos para CMEIs

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Irati abre inscrições de projetos de captação de recursos, através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), de atendimento em ações a Primeira Infância.

As inscrições iniciam no dia 21 de fevereiro e encerram no dia 1º de março, nas dependências da Casa dos Conselhos Municipais. Maiores informações, pelo telefone 3907 3151.

Esta deliberação vêm em sintonia com o Marco Legal da Primeira Infância e o Plano de Ação de 2019 norteado pelo CMDCA, que pontua como meta prioritária a construção do Plano Municipal e o desenvolvimento de ações para essa área.

Comentários estão fechados.