Irati recebe lote de maquinário da SEAB para manutenção de estradas
Irati começa a receber no dia de hoje (11) um novo lote de maquinário destinado a trabalhar na manutenção de estradas do município.
A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB) efetuou a aquisição das máquinas, e o então deputado federal Valdir Rossoni, em 2018, fez a indicação para Irati.
Fazem parte do conjunto um caminhão basculante, motoniveladora, escavadeira hidráulica, pá carregadeira e rolo compressor. O lote de equipamentos será entregue diretamente no município pela empresa vencedora da licitação.
O valor da motoniveladora, o primeiro a chegar em Irati, é de R$ 476 mil. Os recursos são oriundos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Assistência Social entregará 6154 unidades do "Cartão Comida Boa"
Vai acontecer de terça-feira (12/05) até sexta-feira (15/05) a entrega de 6.154 vouchers (vales) às famílias em situação de vulnerabilidade social de Irati. O telefone para informações é o 3907 3104.
Trata-se de um auxílio emergencial no valor de R$ 50,00 reais, válidos pelo período de três meses, conforme definido em Lei. Este benefício será concedido por meio do chamado "CARTÃO COMIDA BOA”, o qual permitirá ao beneficiário adquirir, exclusivamente, gêneros alimentícios mediante apresentação do vale a um dos estabelecimentos comerciais credenciados.
O Governo do Estado do Paraná, em parceria com a Prefeitura de Irati, desenvolverá esta ação no sentido de prestar e administrar este auxílio emergencial às pessoas físicas economicamente vulnerabilizadas em decorrência da emergência de saúde pública de importância internacional causada pela pandemia da COVID-19, a síndrome respiratória aguda grave causada pelo Coronavírus.
QUEM PODE RECEBER
Neste primeiro momento, a entrega do "CARTÃO COMIDA BOA" será feita aos beneficiários identificados na base de dados do Cadastro Único. Dessa forma, serão contemplados aqueles que estão inscritos no CadÚnico e possuem renda per capita de até meio salário mínimo, ou 3 salários mínimos por família no total.
COMO USAR OS CARTÕES
Haverá no total 16 pontos de validação onde o beneficiário deverá fazer a retirada do cartão, sendo 11 pontos da área urbana e 5 da área rural. Para poder retirar os itens, o beneficiário deve procurar um destes pontos de validação, munido do CPF e de um documento de identidade com foto (como RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista, entre outros). Feita a validação do cartão por um atendente, será em seguida informada a relação dos estabelecimentos comerciais credenciados para que o beneficiário faça a compra dos itens de alimentação. O beneficiário receberá os R$ 50,00 reais mensalmente pelo período de três meses. Após a primeira validação, não será necessário o retorno aos pontos de validação, pois as demais parcelas deverão cair automaticamente.
PONTOS DE VALIDAÇÃO
Segue a lista dos pontos de validação, bem como as respectivas datas em que cada beneficiário deverá fazer a retirada, com base na localidade em que mora, conforme descrito abaixo:
PONTO 01 – CRAS DA VILA SÃO JOÃO
Terça-feira (12/05):
moradores do Santa Mônica e moradores do Joaquim Zarpellon
Quarta-feira (13/05):
Moradores da Vila Matilde
Quinta-feira (14/05):
Moradores da Vila São João
Sexta-feira (15/05):
Moradores do Daniel Bini
Moradores do Carton
Moradores da Vila Flor
Moradores do Stroparo
Moradores do Loteamento Pavelski
Moradores da Colônia São Lourenço
Moradores da Vila Batista
Moradores do Lageadinho
PONTO 02 – CAIC JOÃO PAULO 2º
Terça-feira (12/05):
Moradores do Conjunto Santos Dumont
Moradores do Jardim Aeroporto
Quarta-feira (13/05):
Moradores do Fernando Gomes
Moradores do Novo Irati
Moradores do Conjunto Araucária
Quinta-feira (14/05):
Moradores do Promorar
Moradores do Conjunto Boa Vista
PONTO 03 – ESCOLA MUNICIPAL JOÃO MARIA PEDROSO
Terça-feira (12/05):
Moradores de Engenheiro Gutierrez
Quarta-feira (13/05):
Moradores do Riozinho
Quinta-feira (14/05):
Moradores da Vila Rural
Moradores de Monjolo
Moradores do Conjunto Molinari
Moradores do Riozinho dos Anciutti
PONTO 04 – CRAS LAGOA
Terça-feira (12/05):
Moradores da Lagoa e que tenham nomes que comecem com a letra: A, B, C, D, E, F, G, H, I ou J
Quarta (13/05):
Moradores da Lagoa e que tenham nomes que comecem com a letra: K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z
Moradores da Vila Verde.
Quinta (14/05):
Moradores do São Pedro
Moradores do Jardim Virginia
Moradores do Santo Antônio
Sexta (15/05):
Moradores da Vila Raquel
PONTO 05 – ESCOLA MUNICIPAL MERCEDES BRAGA
Terça-feira (12/05):
Moradores do Alto da Lagoa e que tenham nomes que comecem com a letra: A, B, C, D, E, F, G, H, I ou J
Quarta-feira (13/05):
Moradores do Alto da Lagoa e que tenham nomes que comecem com a letra: K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y ou Z
Moradores do Jardim Kenedy
Quinta-feira (14/05):
Moradores do Jardim das Américas
Sexta-feira (15/05):
Moradores do Cruzeiro do sul
Moradores do Jardim orquídea
Moradores do Jardim São Miguel
Moradores do Rio dos Cochos
PONTO 06 – COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (EM GUAMIRIM)
Terça-feira (12/05):
Moradores do Guamirim
Quarta-feira (13/05):
Moradores do Arroio Grande
Moradores do Rio Corrente
Moradores de Água Clara
Quinta-feira (14/05):
Moradores de Faxinal dos Antônios
Moradores de Faxinal dos Neves
Moradores de Pedra Preta
Moradores de Pirapó
Moradores de Rio Preto
Moradores de Taquari
Moradores de Faxinal dos Luz
Moradores de Faxinal dos Fiori
Moradores de Governador Ribas
Moradores de Faxinal dos Mellos
PONTO 07 – CRAS RIO BONITO
Terça-feira (12/05):
Moradores do Jardim Planalto
Quarta-feira (13/05):
Moradores do DER
Moradores do Camacuã
Quinta-feira (14/05):
Moradores do bairro Fósforo
Moradores do bairro Nossa Senhora da Luz
Sexta-feira (15/05):
Moradores do bairro Marcelo
Moradores do Loteamento Van Der Neut
Moradores de Loteamento Van Der Laars
PONTO 08 – CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA PEDREIRA
Terça (12/05):
Moradores da Pedreira
Quarta-feira (13/05):
Moradores do Floresta
Quinta-feira (14/05):
Moradores do Dallegrave
Moradores do Santa Fé
PONTO 09 – CREAS
Terça-feira (12/05):
Moradores do Rio Bonito e que tenham nomes que comecem com a letra: A, B, C, D ou E
Quarta-feira (13/05):
Moradores do Rio Bonito e que tenham nomes que comecem com a letra: F, G, H, I ou J
Quinta-feira (14/05):
Moradores do Rio Bonito e que tenham nomes que comecem com a letra: K, L, M, N ou O
Sexta-feira (15/05):
Moradores do Rio Bonito e que tenham nomes que comecem com a letra: P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y ou Z.
PONTO 10 – ESCOLA ESTADUAL DE GONÇALVES JUNIOR
Terça-feira (12/05) e quarta feira (13/05):
Moradores das localidades de Mato Queimado, Volta Grande, Barra Mansa e Gonçalves Junior.
PONTO 11 – ESCOLA RURAL MUNICIPAL OLAVO ANSELMO SANTINI (RIO DO COURO)
Terça-feira (12/05) e quarta feira (13/05):
Moradores das localidades de Cerro do Canhadão, Cerro do Leão, Cadeado Grande, Cerro da Ponte Alta e Rio do Couro.
PONTO 12 – ESCOLA RURAL MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DO ITAPARÁ
Terça-feira (12/05) e quarta feira (13/05):
Moradores das localidades de Itapará, Vista Alegre, Água Mineral e Pinheiro Machado.
PONTO 13 – CRAS DAS CANISIANAS
Terça-feira (12/05):
Moradores das Canisianas
Quarta-feira (13/05):
Moradores do Tucholka
Moradores do Conjunto Fragatas
Quinta-feira (14/05):
Mradores do Nhapindazal
Sexta-feira (15/05):
Moradores do Choma
Moradores de João Vieira da Rosa
PONTO 14 – CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA VILA NOVA
Terça-feira (12/05):
Moradores das localidades da Vila Nova e que tenham nomes que comecem com a letra: A, B, C, D, E, F, G, H, I ou J
Quarta-feira (13/05):
Moradores das localidades de Vila Nova e que tenham nomes que comecem com a letra: K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y ou Z
Moradores da Serra dos Nogueiras
PONTO 15 – ESCOLA RURAL MUNICIPAL ROSA ZARPELON (PINHO DE BAIXO)
Quinta-feira (14/05) e Sexta-feira (15/05):
Moradores das localidades do Pinho De Cima, Pinho de Baixo, Caratuva I, Caratuva II e Serra do Papuã
PONTO 16 – CENTRO ADMINISTRATIVO MUNICIPAL (CAM)
Terça-feira (12/05):
Moradores do Alto da Glória
Moradores do Ouro Verde
Moradores da Colina Nossa Senhora Das Graças
Quarta-feira (13/05):
Moradores do São Francisco
Moradores do Jardim Califórnia
Quinta-feira (14/05):
Moradores de Alvorada
Moradores da BR-277
Moradores da Fazenda Banestado
Moradores de Cochinhos
Moradores do Florestal
Moradores de Invernadinha
Moradores de Linha Ordenança
Moradores da Linha Pinho
Moradores de Palmital
Sexta-feira (15/05):
Moradores do Centro
ESTABELECIMENTOS CREDENCIADOS
BAR E MERCEARIA DO BUIU
Rua Presidente Juscelino Kubitschek, nº 171
Jardim das Améticas / Alto da Lagoa
CAVALIN BORA SUPERMERCADO
Rua Trajano Grácia, nº 210
Centro
AÇOUGUE E MERCADO CUPIM
Rua Trajano Grácia, nº 2155
Vila São João
MERCADO POPULAR
Rua Vitório Woyczyk, nº 145
Rio Bonito
MERCADINHO AVENIDA
Avenida Dr. Vicente Machado, nº 1713
Rio Bonito
MERCADO MORAIS
Rua das Araras, nº 23
Alto da Lagoa
MERCADO RODRIGUES
Rua Pacífico de Souza Borges, nº 242
Rio Bonito
MERCEARIA DA ROSE
Rua Antônio Borazo, nº 355
Lagoa
SUPER NEW
Avenida João Protzek, nº 2400
Vila São João
GCENTER SUPERMERCADO DA 19
Rua 19 de Dezembro, nº 101
Centro
GCENTER SUPERMERCADO DA 15
Rua 15 de Julho, nº 180
Centro
Carteira do Autista pode ser obtida gratuitamente
A partir de hoje (11), todos os paranaenses com Transtorno do Espectro Autista podem solicitar gratuitamente, pela internet, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O documento será digital, com possibilidade de impressão pelo próprio usuário ou responsável, e facilitará a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados. A carteira foi apresentada pelo secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, e pelo presidente da Celepar, Leandro Moura, na última quarta-feira (06), no Palácio das Araucárias, em Curitiba.
“É definitiva e permanente a necessidade de incluir o autista na sociedade. Muitas vezes ele não tem como comprovar essa sua característica do espectro, então o grande benefício deste documento é de poder identificar, evitando assim o preconceito ou interpretações equivocadas sobre quem é aquela pessoa”, explicou o secretário Ney Leprevost.
Para solicitar o documento, basta acessar o site www.carteiradoautista.pr.gov.br e fazer o cadastro. O programa para cadastramento e criação do banco de dados foi coordenado pelo Departamento da Política para Pessoa com Deficiência e pela Assessoria de Inovação da Sejuf, com desenvolvimento da Celepar.
“O cidadão vai poder entrar pelo portal e preencher todos os dados, a partir dai será gerada uma carteira digital. As informações coletadas serão empregadas na criação de um banco de dados que servirá para aprimorar os serviços já oferecidos. A pessoa também poderá imprimir a carteirinha, que vai conter um QRCode com todos os dados”, pontuou o presidente da Celepar, Leandro Moura.
Com o documento, cidadãos com espectro autista passam a ter prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. No caso dos particulares, isso inclui supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.
Segundo o chefe do Departamento da Política para Pessoa com Deficiência da Sejuf, Felipe Braga Cortes, “essa é uma demanda antiga de vários municípios e com a provação da Lei Romeo Mion e a sanção do Governo Federal, o Paraná saiu na frente, pois a carteirinha garante inclusão e facilidade de impressão, dando condições dessas pessoas, famílias, mães de autistas, facilidade de identificação na hora de qualquer atendimento nas diversas áreas”.
“A carteira do autista é mais uma prova de que é possível viabilizar de forma rápida muitas ações que antes demoravam muito tempo, por conta da burocracia”, disse o assessor de Inovação da Sejuf, André Telles.
Saúde de Irati comunica cursos à distância e grátis para profissionais da área
A Secretaria de Saúde de Irati, comunica que, em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveu três cursos de atualização em enfermagem, no sistema à distância.
A capacitação tem foco em biossegurança e assistência ao paciente crítico no contexto da COVID-19. Há emissão de certificado, e o curso é gratuito. Todos os profissionais de saúde que tiverem interesse podem fazer o curso.
Trata-se de um material didático desenvolvido por conteudistas com experiência em Terapia Intensiva e em Saúde que apresentarão as informações necessárias para que o profissional esteja preparado para atuar no enfrentamento que o momento exige. Tutores e monitores acompanharão os participantes durante todo o curso.
Mais informações e detalhes podem ser obtidos em:
https://atualizaenfermagemcovid19.ufsc.br/
Acesso ao CMEI José Maria Orreda apenas pela Avenida Paraná
A Secretaria de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo comunica que o acesso ao CMEI José Maria Orreda, na Vila São João, está sendo feito APENAS pela Avenida Paraná.
Isso se deve em função das obras na Rua Rodolfo Yurk Junior, onde está sendo feito o preparo do restante da pavimentação com pedra regular.
Os serviços deverão durar entre sete a dez dias.
Iratran retoma atividades de fiscalização a partir de HOJE (11)
A partir de HOJE (11), os agentes do Departamento de Trânsito de Irati (IRATRAN) estão retomando os trabalhos de fiscalização na área do Estacionamento Regulamentado – ESTAR.
Devido à pandemia da Covid 19, os serviços foram paralisados desde o dia 23 de março. Para outras informações ou esclarecimento de dúvidas o telefone é 3907 3338.
PRAIR fornece modelo de Estatuto para Associações
O Programa de Reestruturação das Associações de Irati (PRAIR) está disponibilizando um modelo de Estatuto, o qual poderá – com as devidas adaptações e especificações – ser utilizado pelas Associações de bairro integrantes do programa e também por outras que tenham interesse em registrar ou atualizar um estatuto.
O modelo tem como base um Estatuto de uma entidade intitulada Associação Cultural Ação pela Paz Projeto Gente (ACAPAZ), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
É possível visualizar e baixar o modelo de Estatuto em arquivo Word ou PDF clicando no banner correspondente no site da Prefeitura em www.irati.pr.gov.br .
Postes na Rua Rodolfo Yurk serão removidos após dia 20
A Secretaria de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo comunica que dois postes que estão em locais inapropriados na Rua Rodolfo Yurk Junior, um deles na esquina com Avenida Paraná, na Vila São João, só poderão ser removidos e realocados pela Copel a partir do próximo dia 20.
Os locais foram sinalizados com cavaletes, que permanecerão nos dois pontos até que este serviço seja iniciado, mas pede-se a máxima atenção dos motoristas que trafegam por aquela região da cidade.
Biblioteca Pública de Irati está fechada por tempo indeterminado
A Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico de Irati comunica que a Biblioteca Pública Municipal está FECHADA para atendimento ao público, por TEMPO INDETERMINADO.
Para informações durante este período, pode ser utilizado o telefone 3907 3157.
Campanha “Todos por Irati” entra na última semana de arrecadação
A campanha “Todos por Irati”, entra nesta semana em sua fase final. Encerrada a coleta no sistema de casa em casa, na semana passada, o momento agora é o de dar sequência à montagem das cestas, tanto de alimentos quanto de produtos de higiene e limpeza, no Centro da Juventude, e a triagem de roupas, agasalhos, calçados e cobertores, no pavilhão João Wasilewski, no Parque Aquático. Na próxima semana terá início a entrega destes donativos.
Com relação aos produtos alimentícios não perecíveis, há alguns que estão faltando para compor as cestas básicas, principalmente farinha de milho, óleo, açúcar, sal e café e, por isso, a arrecadação prossegue pelos próximos dias.
Na área urbana, quem quiser avisar que tem doações a fazer, pode entrar em contato pelos telefones 3907 3168 e 9 9116 0730.
Quem puder, também pode levar pessoalmente suas doações nos locais onde estão sendo concentradas e separadas. Roupas, calçados e agasalhos podem ser levados diretamente ao Pavilhão João Wasilewski, no Parque Aquático. Alimentos, produtos de higiene e limpeza podem ser levados ao Centro da Juventude.