Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 22:30, 18°C

Craque decide para o Peixe com belo gol no fim do segundo tempo; Rubro-Negro tem liderança ameaçada
Foto: Mauricio De Souza/AGIF

ge

Neymar brilha!

O Santos venceu o Flamengo por 1 a 0, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe suportou a pressão do líder do Brasileirão e arrancou a vitória com o brilho de Neymar, que marcou o primeiro gol dele na competição. E foi ao estilo do camisa 10, com dribles curtos e uma finalização certeira. O resultado faz a equipe paulista subir alguns degraus na tabela e freia a sequência invicta do Rubro-Negro dentro do Brasileirão, que agora tem a liderança ameaçada. Assista aos melhores momentos:

Como fica?

O Santos chega aos 14 pontos e emenda a segunda vitória seguida no Brasileirão. Já o Flamengo fica estacionado nos 27 pontos. 

Agenda

O Santos terá pela frente, agora, o Mirassol, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os times se enfrentam no sábado, às 18h30 (de Brasília), no estádio Maião, no interior paulista.

O Flamengo jogará o clássico contra o Fluminense, no domingo, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã.

Primeiro tempo

foto: Reprodução Mundo da Bola Flamengo

O jogo nos primeiros 45 minutos foi de muita disputa, mas poucas chances reais de gol. O Flamengo manteve a posse de bola e o controle do jogo, enquanto o Santos se defendeu e tentou sair nos contra-ataques. Os donos da casa quase abriram o placar antes do primeiro minuto, com Barreal, mas a bola foi para fora. O Peixe ainda fez Rossi trabalhar em finalização de Deivid Washington, que o goleiro conseguiu espalmar. Já o Rubro-Negro buscava as jogadas pelas pontas, principalmente, com Bruno Henrique e Luiz Araújo. No entanto, sem conseguir finalizar com perigo. Na melhor oportunidade, Luiz Araújo cobrou falta na área e Danilo cabeceou com perigo. Gabriel Brazão fez boa defesa.

Segundo tempo

Foto: Reprodução agencia Esporte

O segundo tempo teve um roteiro semelhante a primeira etapa. O Flamengo seguiu com um volume maior de jogo e com a posse de bola, mas sem conseguir ameaçar o gol de Gabriel Brazão. Já o Santos buscou tentar emplacar um contra-ataque para conseguir sair com a vitória. O Rubro-Negro quase abriu o placar nos primeiros minutos, com Plata, mas o goleiro do Peixe evitou. Brazão também brilhou em cobrança de falta perigosa de De La Cruz. No lado do Peixe, Neymar era a principal ameaça. Primeiro, o craque pegou rebote na entrada da área e obrigou Rossi a fazer grande defesa. Contudo, aos 38 minutos, o camisa 10 recebeu passe na grande área, passou por dois adversários e bateu cruzado, para dar a vitória aos donos da casa. O Flamengo ainda tentou pressionar nos minutos finais, mas sem conseguir transformar as jogadas em gol.

Atuações do Santos:

Foto: Raul Baretta/Santos FC
  • Gabriel Brazão – GOL nota ge: 6.5 público: 9.0
    Fez duas ótimas defesas na primeira etapa: uma em chute de Plata e outra em cabeçada de Danilo. Assegurou a noite positiva com outra intervenção em cobrança de falta de De La Cruz. Segue como um dos mais regulares do Peixe.
  • Escobar – LAT nota ge: 5.0 público: 8.0
    Jogando com o pé invertido, o lateral argentino teve dificuldades com as investidas do ataque do Flamengo. Com a bola nos pés, ao ser pressionado, se complicou. Melhorou na segunda etapa, principalmente na marcação.
  • João Basso – ZAG nota ge: 5.5 público: 7.1
    Hesitou em algumas jogadas e quase complicou uma saída de bola do Santos, tocando fora da direção de Gabriel Brazão. Defensivamente viveu noite segura ao lado do parceiro de zaga.
  • Luan Peres – ZAG nota ge: 6.0 público: 7.9
    Praticamente impeacável pelo alto e no trabalho de rebatida por baixo. Seguro na maioria dos combates individuais. Levou cartão amarelo em uma das únicas vezes que cedeu espaço.
  • Souza – LAT nota ge: 5.5 público: 8.6
    Começou o jogo com um ótimo cruzamento para Barreal, em chance que parou na rede pelo lado de fora. Foi mais tímido a partir de então, porém, com o crescimento da posse de bola do Flamengo, que atacou bastante com Wesley, Plata e Luiz Araújo por ali.
  • Rincón – MEI nota ge: 5.5 público: 7.9
    Correu bastante para combater as ações do Flamengo e conter a movimentação do setor de meio-campo. Quando o Santos conseguia adiantar a marcação, venezuelano foi bem cortando os espaços e gerando contra-ataques.
  • Zé Rafael – MEI nota ge: 5.0 público: 7.2
    Teve trabalho com a facilidade flamenguistas em comandar o setor de meio-campo. Chegou bem ao ataque no início do jogo e teve boa chance, porém finalizou fraco e errado. Em alguns momentos pareceu abaixo da intensidade que o duelo pedia.
  • Diego Pituca – MEI nota ge: 5.5 público: 7.1
    Deu mais mobilidade ao meio e trabalho de bola. Aos poucos pode recuperar o ritmo e a confiança da comissão técnica.
  • Neymar – MEI nota ge: 7.5 público: 9.4 CRAQUE DO JOGO
    Começou o jogo em um ritmo acelerado, pressionando na marcação até o goleiro Rossi. Fez grande jogada pela esquerda, passando por dois marcadores, e deixou Deivid Washington em boa condição duas vezes para balançar as redes. Teve boa chance, mas parou no goleiro rival. Na segunda, guardou. Decisivo.
  • 10ºBarreal – MEI nota ge: 5.5 público: 7.2Avaliar
    Perdeu ótima oportunidade logo no primeiro minuto e foi boa alternativa pelo lado direito ofensivo, especialmente nos contra-ataques. Faltou capricho, sobrou disposição. Caiu de rendimento, cometeu alguns erros e acabou substituído.
  • 11ºRobinho Jr – ATA nota ge: 6.0 público: 7.9
    Foi festejado pela torcida no anúncio da escalação e ouviu pedidos das arquibancadas para entrar no jogo. Fez a estreia pelo Brasileirão, e participou bem de ações ofensivas do Santos, apesar da concentração maior pelo outro lado.
  • 12ºDeivid Washington – ATA nota ge: 5.0 público: 6.3
    Ainda precisa de ritmo e entrosamento, mas participou como protagonista da principal jogada do Peixe no primeiro tempo: roubou a bola, tabelou com Neymar e só não balançou as redes graças a ótima defesa de Rossi. Teve outra chance, porém acabou bloqueado. Caiu de rendimento e acabou substituído.
  • 13ºGabriel Bontempo – MEI nota ge: 6.0público7.5
    Deu mais liberdade para Neymar ser um “falso 9”, posição que o craque fez para anotar o gol da vitória. Fechou bem o lado esquerdo na reta final do jogo e ainda participou do lance do gol. Merece mais minutos com Cleber Xavier.
  • 14ºGuilherme – ATA nota ge: 6.0 público:7.1
    Ainda apresenta falta de confiança e repete problemas técnicos, dificultando algumas sequências de jogadas do Santos. Viveu mais uma noite aquém do esperado na Vila na maior parte do duelo. No fim, veio a redenção ao criar a jogada para o gol de Neymar.
  • 15ºWillian Arão – MEI nota ge: — público:7.1
    Entrou no fim para segurar o resultado. Sem nota.
  • 16ºCleber Xavier – TEC nota ge: 6.5 público: 8.3
    Variou um time da pressão no início para uma marcação mais postada, com duas linhas de quatro jogadores, impedindo os trabalhos do Flamengo pelo meio. Foi eficiente e viu o time explorar bem os contra-ataques. Ainda parece contar com um Neymar ainda melhor.

Atuações do Flamengo:

Foto: Reprodução/Flamengo
  • Rossi – GOL nota ge: 6.5 público: 5.9
    Fez duas boas defesas, uma no primeiro e outra no segundo tempo, impedindo o que poderia ter sido uma vitória mais larga do Santos. Não teve culpa no gol de Neymar.
  • Wesley – LAT nota ge: 4.5 público: 3.6
    Errou decisões no ataque e não conseguiu fechar Guilherme no cruzamento que gerou o gol de Neymar. No fim, deu um chute de fora da área no meio do gol, espalmado pelo goleiro do Santos. Deixou a desejar.
  • Léo Ortiz – ZAG nota ge: 5.0 público: 3.5
    Errou um passe que gerou chance perigosa para o Santos, em chute de Deivid Washington. No geral, fez um primeiro tempo apenas razoável. Saiu no intervalo com dores na região glútea.
  • Léo Pereira – ZAG nota ge: 4.0 público: 2.8
    Entrou no intervalo e não foi bem no momento crucial do jogo. Aos 39 minutos do segundo tempo, foi driblado por Neymar no gol que definiu a partida.
  • Danilo – ZAG nota ge: 5.5 público: 4.5
    Sofreu, mas não comprometeu na marcação. Na frente, conseguiu um cabeceio que obrigou Brazão a fazer boa defesa.
  • Varela – LAT nota ge: 4.0 público: 3.6
    Improvisado na lateral esquerda, o uruguaio não fez um bom jogo. Pouco apareceu no ataque e também foi driblado por Neymar no lance do gol.
  • Allan – MEI nota ge: 6.5 público: 5.6
    Um dos jogadores que mais acertaram passes no Flamengo e também o mais caçado – sofreu quatro faltas. Interceptou um passe de Neymar que geraria perigo para o Santos. Boa partida.
  • De la Cruz – MEI nota ge: 5.5 público: 3.0
    Entrou no segundo tempo e teve atuação regular. Criou uma chance em cobrança de falta defendida por Brazão.
  • Jorginho – MEI nota ge: 6.0 público: 5.3
    Jorginho foi quem mais deu passes e também que mais acertou no Flamengo. Não foi brilhante, mas fez jogo seguro.
  • 10ºArrascaeta – MEI nota ge: 4.0 público: 2.4
    Apesar de alguns bons passes, teve uma atuação fraca. Errou um passe simples no campo de defesa e deu origem ao contra-ataque do Santos que acabou no gol de Neymar.
  • 11ºJuninho – ATA nota ge: — público: 1.6
    Entrou depois dos 40 minutos. Sem nota.
  • 12ºLuiz Araújo – ATA nota ge: 5.0 público: 3.9
    Não foi tão participativo como costuma ser. Conseguiu duas finalizações, mas não assustou o goleiro do Santos. Não manteve o nível dos jogos anteriores.
  • 13ºEverton – ATA nota ge: 4.5 público: 1.6
    Entrou no segundo tempo e pouco participou. Aparentemente sem ritmo.
  • 14ºPlata – ATA nota ge: 5.5 público: 3.1
    Criou as duas melhores chances do Flamengo no jogo, uma em cada tempo. Em ambas as vezes, exigiu boas defesas de Brazão. Cansou no segundo tempo, mas ficou em campo até o fim.
  • 15ºBruno Henrique – ATA nota ge: 4.5 público: 3.5
    O atacante se movimentou bastante, mas incomodou muito pouco, com exceção de um chute rasteiro para fora ainda no primeiro tempo. Foi sua única finalização até ser substituído.
  • 16ºWallace Yan – ATA nota ge: 5.5 público: 5.7
    Entrou no segundo tempo e mostrou personalidade, mas não conseguiu fazer a diferença.
  • 17ºFilipe Luís – TEC nota ge: 5.0 público: 1.8
    O time teve dificuldades de infiltrar a defesa do Santos e, apesar da posse de bola bem superior (65%), não criou muitas chances reais de gol.

Leia outras notícias