Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 21:28, 21°C

Evento reuniu a comunidade para vivenciar costumes poloneses com músicas natalinas, jantar típico e partilha do pão celeste
Natal Polonês é celebrado em Irati com tradição, fé e preservação cultural
Programação contou com a partilha do Oplatek e apresentações de músicas natalinas - Foto: Nilton Pabis

Sthefany Brandalise, com reportagem de Nilton Pabis

Na quarta-feira (4), o Núcleo da Organização Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa no Brasil (Braspol) e o Grupo de Canto João Paulo II promoveram uma celebração especial do Boże Narodzenie Polskie (Natal Polonês), em Irati. O evento teve como objetivo principal resgatar e vivenciar as tradições polonesas durante o Natal, um dos momentos mais significativos do ano para a cultura polonesa.


A programação contou com a partilha do Oplatek, o pão celeste, e incluiu apresentações de músicas natalinas, uma peça teatral sobre o nascimento de Jesus e um jantar tradicional polonês. A celebração, realizada com muita emoção e espiritualidade, foi marcada pela presença do padre Romão Martins, nascido na Polônia, que trouxe ensinamentos e reflexões sobre o verdadeiro significado do Natal na tradição polonesa.


Nelci Pabis, presidente da Braspol de Irati e uma das organizadoras do evento, destacou o significado da celebração. “Além de ser um encontro e um momento de reflexão sobre o nascimento de Cristo, também é o momento de vivenciar as tradições dos nossos antepassados que vieram da Polônia e que trouxeram consigo costumes muito significativos, como a partilha do pão celeste, o Oplatek, que é feita no natal”, comenta.


Nelci também ressaltou a importância do Ato de Natal realizado durante a celebração. “Nós organizamos um Ato de Natal que representa o nascimento de Jesus e que foi intermediado com cantos natalinos. Também tivemos a honra de ter a presença do padre Roman, que nos explicou como é o Natal Polonês. Foi uma noite muito enriquecedora, principalmente no sentido espiritual e da preservação das tradições”.


A Presidente Nacional da Braspol, Maria de Lourdes Kuchenny, também participou do evento e destaca a importância de celebrar o Natal polonês e fazer a partilha do Oplatek, que é o pão celeste. “Muito importante essa partilha do Oplatek, onde as pessoas se reúnem e participam dessa solenidade que é uma tradição milenar na Polônia. Essa manifestação religiosa é para partilhar, pedir perdão, pedir desculpa e desejar boas-vindas para o ano seguinte. Nos nossos eventos pode-se constatar que não só as pessoas de origem polonesa se reúnem, mas também as pessoas de outras etnias que participam e que gostam desse tipo de evento”, comenta.

Natal Polonês é celebrado em Irati com tradição, fé e preservação cultural
Evento teve como objetivo principal resgatar as tradições – Foto: Nilton Pabis


Maria também enfatizou o impacto dessa celebração nas comunidades polonesas e na preservação de suas raízes. “Tudo começa na família, é através dos exemplos que se passa para as futuras gerações que se aprende as tradições. Isso também acontece dentro da igreja, com a participação do padre, o uso da língua polonesa e a cultura, e fazer a manutenção da cultura e das tradições que são herdadas dos nossos antepassados”.


Padre Romão Martins, nativo da Polônia e atualmente residindo em Inácio Martins, compartilhou sua experiência com a comunidade de Irati. “Eu sou polonês, nascido, criado e formado na Polônia. Cheguei ao Brasil em janeiro de 2022, passei por diferentes cidades e, desde janeiro deste ano, estou em Inácio Martins. Eu estou aqui pela segunda vez sinto essa familiaridade, as pessoas me acolheram e querem viver isso, querem ouvir mais sobre a tradição. A comunidade aqui celebra a fé e as tradições dos seus bisavós, avós e de seus pais, e isso é muito importante, faz a comunidade viver, ser única”, afirma.


O Padre também falou sobre o significado especial do Natal, tanto pessoal quanto culturalmente. “A solenidade na festa do Natal é a festa familiar. Deus quis fazer nascer a família, por isso o natal é um momento reúne a família. O Natal na minha vida é muito importante porque a família se reúne e celebra junto, pois é um momento muito espiritual”, finaliza.

Natal Polonês é celebrado em Irati com tradição, fé e preservação cultural
Foto: Nilton Pabis

Leia outras notícias