Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 19:52, 25°C

O projeto visa trocar as lâmpadas convencionais por LEDs em todos os municípios consorciados, inclusive nas áreas interioranas
Na foto, prefeitos e representantes dos municípios do Conder, representantes da Caixa e Ministérios - Foto: Esther Kremer

Esther Kremer

Na terça-feira (01), alguns municípios do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder) realizaram uma reuniãona Amcespar com representantes do Ministério da Economia, Ministério do Desenvolvimento Regional e Caixa Econômica Federal para discutir as tratativas do Projeto de Parceria Público-Privada (PPP) que visa modernizar a iluminação pública dos municípios consorciados que optaram pela melhoria.


Atualmente, os municípios consorciados têm pouca ou nenhuma iluminação em LED, em muitos são apenas alguns trechos nas áreas centrais. Com o PPP de iluminação pública, a cidade inteira receberá pontos de luz com mais qualidade, inclusive, no interior dos municípios. Aquelas que optaram pelo PPP são: Irati, Fernandes Pinheiro, Rebouças, Teixeira Soares, Mallet, Rio Azul, Imbituva e Inácio Martins.

O projeto custará R$ 5 milhões, com recurso via Caixa FEP (Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos) e terá uma contrapartida dividida entre os municípios de, aproximadamente, R$ 500 mil. A previsão para que o projeto seja licitado é até 2023 e para que as obras tenham início é até a metade de 2024.

“Vamos construir juntos um lugar melhor para as gerações futuras e que esteja alinhado com o Meio Ambiente”

Moacir Szinvelski


O QUE MELHORA?
Segundo os representantes da Caixa, está modernização trará mais economia nos gastos públicos com energia, mais segurança para a população transitar em praças e parques, pois muitos pontos serão equipados com câmeras de segurança. Terá a redução de acidentes de trânsitos, melhoras na autoestima da população e na sensação de pertencimento a uma cidade, mais conforto e tecnologia, pois a cobertura de rede de internet wi-fi estará presente em todos os trechos de iluminação, não apenas em locais fixos.


Outra mudança é em relação à sustentabilidade. A redução do consumo de energia é algo muito discutido atualmente e que diversas cidades estão aderindo aos modelos de lâmpadas de LED. A longa durabilidade das lâmpadas e a sua confecção feita com materiais recicláveis, facilita o descarte e não agride o Meio Ambiente.


O gerente executivo da Caixa, Fabio Smith Veloso, diz que a instituição garante qualidade no trabalho e que a população consegue perceber a diferença. “Nós vemos a PPP na iluminação como forma de qualificar o serviço público. Muitos falam na troca de lâmpadas, mas o principal é a qualificação. Não é a lâmpada, mas é luz, é trazer iluminação de qualidade, que vai refletir em outras coisas, como a sensação de segurança”, disse.


PARCERIAS
O secretário da Fazenda de Irati, Juarez Miguel da Silva, foi um dos articuladores para iniciar a parceria. Segundo o mesmo, o processo começou em 2019 quando a Caixa emitiu um edital oferecendoo projeto a todos os Consórcios do Brasil, mas apenas cinco foram escolhidos. “Nós aderimos a ideia e montamos, em conjunto, um projeto com toda a documentação necessária e, felizmente, fomos contemplados, foram cinco Consórcios escolhidos no Brasil e o Conder está entre eles. É uma forma de trazer esta melhoria na iluminação pública e, principalmente, na qualidade de vida dos munícipes.”, disse.


O representante do Ministério da Economia, André Arantes, explica que está forma de concessões em parceria, é uma facilitadora dos processos de contratação de serviços. “Trazer uma instituição privada para colaborar no desenvolvimento da região é muito importante. Nós acompanhamos e ajudamos a estruturar o FEP e sempre temos muito sucesso em todos os projetos”.

Iluminação em LED no Centro da cidade de Imbituva – Foto: Reprodução

O representante do Ministério do Desenvolvimento Regional, Denilson Capelo, diz que o papel do setor dentro do PPP é dar garantia técnicas e governamentais aos municípios. “O Ministério é detentor das políticas utilizados dentro do FEP, desde os resíduos sólidos, da iluminação pública e saneamento básico que são algumas políticas tocadas pelo Ministério e nós funcionamos como apoiadores, montando o projeto para conseguir viabilizar todas estas ações”, disse.


NA REGIÃO
Junior Benato, presidente da Amcespar e do Conder, esteve presente na reunião e disse que a iluminação em LED trará diversos benefícios aos municípios, mas que ainda terão algumas etapas a cumprir. “Ainda vamos ter mais fases, algumas mudanças de leis nos municípios através das Câmaras de Vereadores, mas, até o final 2023, vamos conseguir a licitação”, relata.


O vice-prefeito de Imbituva, Zaqueu Bobato, diz que modernizar a iluminação trará muitos benefícios aos municípios. “A lâmpada de LED traz economia, eficiência energética e sustentabilidade. É um grande passo para os municípios. É segurança para o cidadão, vai trazer muitos resultados para todos”, disse.


Para o prefeito de Mallet, Moacir Szinvelski, a iluminação de uma cidade passa a barreira de apenas melhorar a visual noturno de uma área urbana. “É a segurança que ganha, porque em ruas claras existe menos criminalidade. É a economia que ganha, porque com as lâmpadas em LED o município gasta menos e também a sustentabilidade. Vamos construir um círculo de bons pensamentos para melhorar cada vez mais o lugar onde moramos e também o Meio Ambiente”, disse o prefeito.


O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, diz que “este projeto vai fazer diferença para a nossa população, pois traz mais segurança, economia e sustentabilidade. Todos saem ganhando com isso. A reunião serviu para nos orientarmos e conhecermos mais o projeto que vai ajudar muito na iluminação pública de Rio Azul e toda a região”.

Leia outras notícias