Ao todo, mais de 300 kits já foram entregues para as mamães
Esther Kremer
A Assistência Social de Rio Azul, em parceria com a Prefeitura e com a Secretaria de Saúde, está entregando os kits maternidades para as gestantes do município. Todas as mulheres que realizarem o pré-natal pela rede municipal podem receber o kit. O objetivo é prestar toda a assistência possível para a mãe nos primeiros dias de vida do bebê.
São mais de 14 itens inclusos nos kits, contendo, além de produtos de higiene pessoal para a mãe e para o bebê, manta, trocador, roupinhas, sabonete líquido, cotonete, álcool 70, fraldas, lenços umedecidos, banheira e a bolsa maternidade.
O prefeito do município, Leandro Jasinski, disse que “o kit foi melhorado ainda mais, algumas coisas foram incrementadas e tudo isso foi idealizado pela nossa primeira-dama Ghessi e que foi feito com muito carinho. Foi pedido uma bolsa nova, melhor qualidade, mais bonito e tem tudo que a mamãe e o bebe precisam para sair da maternidade. Uma ideia que a Ghessi teve no ano retrasado e que a gente foi complementando e comprando os produtos com qualidade, até porque se não foi coisa boa pode dar alergia nos bebes e nos priorizamos a qualidade”, disse o prefeito.
Para receber o kit, a mãe deve fazer todo o acompanhamento do pré-natal deve ser feito pela saúde pública. “Esse é o pré-requisito para receber o kit. Fazer o acompanhamento é muito importante para a mãe e o bebê, temos ótimos profissionais na saúde pública. Todas tem o direito de receber o kit, desde que passem por esse acompanhamento”, explica Leandro.
O prefeito também comentou sobre o valor dos kits. “Se for para comprar particular cada produto do kit é realmente bem caro, muitas mães tem condições de comprar até produtos melhores, mas muitas não têm condições de ter o kit completo, muitas vezes está em um momento não tão bom e é difícil, por isso nós prestamos esta ajuda para as mamães de Rio Azul”.
Ainda, Jasinski reforçou que o recurso para a compra de mais kits maternidades até o fim do ano de 2024, fim da gestão, já está garantido. “É um cuidado que temos desde o início da vida, pensando no bem da mamãe, no bem-estar do bebê”, finaliza.