Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 15:36, 27°C

Rascunho automático
Foto: Reprodução

Visita promoveu aprendizado prático, fortalecimento do empreendedorismo feminino e integração entre produtoras

Sthefany Brandalise

No dia 15 de outubro, um grupo de mulheres de Teixeira Soares participou do IV Encontro de Mulheres Rurais de Guamiranga. E, para que o conhecimento se tornasse ainda mais completo, o grupo também visitou duas agroindústrias da cidade, a Cervinski Embutidos e a Agroindústria da Joce, ambas geridas por proprietárias que integram a Comissão de Mulheres da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP). Durante a visita, as participantes trocaram experiências, técnicas e receberam inspiração para investir e fortalecer suas atividades no campo.

Eliana G. De Camargo Cervinski, Coordenadora da Comissão de Mulheres da FAEP de Guamiranga e proprietária da Cervinski Embutidos, ressaltou a importância da visita para o fortalecimento do empreendedorismo feminino.  “Na nossa agroindústria, Cervinski Embutidos, embora não estávamos em produção, as mulheres tiveram a oportunidade de conhecer a fábrica, tirar dúvidas sobre a fabricação, processo de maturação e comercialização dos produtos. Elas perguntaram o que foi preciso para conseguirmos o selo de qualidade, o selo SIM e qual o próximo passo para que os nossos produtos sejam entregues em outros municípios.”

“A oportunidade de receber estas mulheres, poder falar e mostrar um pouquinho do nosso dia-a-dia, desperta ainda mais a vontade de empreender, e acredito que todas saíram daqui levando mais conhecimento para suas propriedades. Isso nos fortalece e é muito gratificante”, diz Eliana.

Joceli Borgo Rechi Neves, Coordenadora local comissão de mulheres Faep e proprietária da Agroindústria da Joce, destacou o valor da visita para a integração e o aprendizado coletivo. “Foi uma oportunidade de elas conhecerem minha realidade. A troca de experiência foi incrível, pois quando agente recebe visitantes de outras cidades é gratificante. Como liderança feminina quero trazer mais pessoas pra que possam ter mais renda na propriedade. Adoro trabalhar no coletivo”, disse.

Grecinara Adriana Jacoby, que faz parte da Comissão de Mulheres de Teixeira Soares, foi uma das visitantes e diz que a experiencia “foi de grande importância para as mulheres da Comissão de Teixeira Soares, trazendo aprendizado e um novo olhar para dentro das propriedades, mostrando modos alternativos de variedades de produção dentro da propriedade”.

Leia outras notícias