Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 18:45, 19°C

Foto: Reprodução

Wadislau foi um dos fundadores do Jornal Folha de Irati, em 1973

Nilton Pabis

Morreu na manhã desta quarta-feira (03) o empresário Wadislau Kasparzak. Ele faleceu em Curitiba, vítima de falência múltipla de órgãos e será cremado na tarde do mesmo dia. A cerimônia será reservada apenas para a família. Seu corpo será cremado no Crematório Vaticano.

Wadislau era iratiense, empresário e agricultor. Foi proprietário por muito tempo da Comercial Woitik e patriarca da fazenda Xanadu e da Transportadora que leva o mesmo nome. Foi fundador do Jornal Folha de Irati, juntamente com Evaldo Rocha, Julio Waileski, Ninito Thomaz e Ravilson Chemim. Foi presidente do Aeroclube no momento em que foi doado para a construção da Siemens, atualmente Yazaki, sendo na época uma das peças importantes para que a empresa se instalasse em Irati.

Recentemente, Wladislau ou “Tincho”, para os íntimos, fez a doação de uma área de, aproximadamente, 12 alqueires para a construção de um aeroporto regional. A doação foi um ato do patriarca da família para ampliar a logística regional, mostrando a visão de Wladislau.

A prefeita Cleonice Schuck, prefeita de Fernandes Pinheiro, também externou os sentimentos em relação a perca de Wladislau. “Lamentamos profundamente o falecimento do Sr Wladislau Kaspzak. Idealizador do aeroporto regional e doador do terreno para a construção do mesmo. A região será sempre grata por sua boa vontade que, com certeza, impulsionará, com este projeto, o desenvolvimento da nossa região. Aos familiares, nosso abraço e o respeito pela história construída no município e na região”, disse.

O prefeito Jorge Derbli, que também tinha muita proximidade com a família, recebeu com tristeza a notícia da morte de Wladislau. “Era um visionário. Homem simples que tinha uma paixão por Irati e pela nossa região. Deixa um legado, principalmente, com a doação do terreno para o CONDER para a construção de um aeroporto regional. Fica agora os bons exemplos deixados”, disse Derbli.

Nilton Cesar Pabis, diretor do Jornal Folha de Irati, comenta a importante atuação de Wladislau na sua fundação reconhece a sua importância para a imprensa local. “O Tintcho sempre foi um empresário de princípios firmes e na sua participação em fundar a Folha de Irati, em 1973, contribui de forma esplêndida em impulsionar a imprensa local, em um momento em que a comunicação era restrita e o Jornal tinha um papel importantíssimo na vida da comunidade. Essas marcas, que já ultrapassaram os seus 50 anos de fundação, constroem marcas que ficam pra sempre na história”, comenta.

Rodrigo Hilgember, prefeito a época que a Siemens se instalou em Irati, comentou a morte de Wladislau. “Hoje vi a notícia sobre o falecimento do Sr Wladislao Kasprzak Woiczik. Fiquei entristecido pois o ‘Seo Tintcho’, como eu o chamava, foi o responsável pela assinatura da doação do terreno do antigo aeroporto de Irati para a Prefeitura Municipal instalar o condomínio Industrial da Vila São João. Desde o começo do projeto ele nos ajudou e só por isso conseguimos trazer as indústrias Siemens e Iracome para Irati. Sei que ele enfrentou resistência, mas concedeu o terreno para a implantação do projeto. A ele, a minha gratidão por ajudar o desenvolvimento de nossa cidade e o tempo PROVOU que o que fizemos foi o correto. Meus sentimentos aos familiares e amigos e que ele consiga o descanso eterno na casa do Senhor. Meu muito obrigado “Seo Tintcho” pela nobreza de seu ato. Irati agradece”, finaliza.

Leia outras notícias