O economista e empresário atuou em diversos projetos no município e, também, foi um dos pioneiros do prato típico de Irati, o borrego no rolete
Da Redação
É com pesar que a Folha de Irati informa o falecimento de Luís Fernando Zanon de Almeida, ex-diretor Administrativo do Consórcio Intermunicipal de Saúde. Luís faleceu nesta sexta-feira (08), em decorrência de um câncer.
Luís está sendo velado na Capela Santa Rita e o sepultamento acontece no sábado (09), com horário a ser designado para o Cemitério Municipal de Irati.
Ele deixa duas filhas e duas netas.
Filho de Antônio Cordeiro de Almeida Jr. e Maria Rosa Zanon de Almeida, nascido em 26 de novembro de 1959, Almeida foi uma importante figura para o município de Irati, e esteve sempre envolvido em diversos projetos. O economista trabalhou muitos anos à frente da Cerealista Vanderneut, atuou na Cidade da Criança e durante o mandato de Bertoldo Rover, comandou o setor Administrativo do Consórcio Intermunicipal de Saúde, entre os anos de 2013 e 2020.
Bertoldo Rover manifestou seus sentimentos com a perca do “amigo e gestor do Consórcio de Saúde”.
Luís também teve um papel ativo na política do município, trabalhando em parceria com Eduardo Sciarra e Evandro Roman. Além disso, ele foi um grande fomentador da criação de ovinos em Irati, e se consagrou como um dos pioneiros de um dos pratos típicos do município, o borrego no rolete, sendo considerado pelos amigos um exímio assador.
Ainda, Almeida foi membro do Teatro da Paixão de Cristo e dos escoteiros.
O prefeito de Irati, Jorge Derbli, também lamentou a morte de Almeida, e disse que “Fernando foi uma pessoa muito importante para a Saúde de Irati, atuando em vários aspectos no Consórcio Intermunicipal de Saúde enquanto foi diretor. Mas também realizou várias outras atividades que engrandecem o município de Irati, como fortalecer o prato do borrego no rolete e a produção de ovinos na década de 1980, principalmente”.
João Henrique Sabag, diretor da Câmara de Vereadores de Irati, declarou que está é uma grande perda para o munícipio. “É uma tristeza receber essa notícia. Fernando foi uma pessoa muito importante para a nossa cidade, significou muito para o setor de Saúde. Foi diretor do Consórcio e fez um trabalho magnifico para Irati e para a região como gestor. Também deixa uma contribuição muito grande como empresário. E sempre esteve envolvido na história política de Irati, sempre envolvido nas batalhas políticas. Uma pena, era uma pessoa muito querida e muito simples, que vai fazer muita fala entre nós”, disse.
Para Eduardo Sciarra ” Fernando foi um grande homem que sempre buscou conquistas para a população de Irati e região tanto como diretor do Consorcio de Saúde ou como parceiro político, visando o bem da população”.