Sthefany Brandalise e Escola Municipal Pedro Antônio Molinari
O mês de abril foi marcado por dois grandes projetos na Escola Municipal Pedro Antônio Molinari, que atualmente é a segunda escola municipal do Núcleo Regional de Educação de Irati a oferecer Ensino em Tempo Integral. O objetivo da Escola em Tempo Integral é tornar as aulas mais dinâmicas, permitindo que os estudantes vivenciem na prática os conteúdos trabalhados pelos professores.
O primeiro projeto, Saberes da Cultura Indígena, foi desenvolvido pelo professor Daniel Hilário dos Santos na Oficina de Acompanhamento de Aprendizagem em Matemática. Em suas aulas, o professor trouxe aos alunos ensinamentos sobre a matemática indígena, tendo como ponto de partida a representação dos números em Guarani, baseada no artigo Etnomatemática do Sistema de Contagem Guarani, disponível no endereço: https://doi.org/10.1590/1980-4415v30n56a08.
Os números em Guarani utilizam símbolos gráficos inspirados no caule da mandioca, planta típica da culinária indígena.
Na segunda etapa do projeto, o professor abordou o conceito de simetria através da confecção de pulseiras de miçangas, demonstrando aos alunos que a matemática também está presente nos artesanatos indígenas.

Em um terceiro momento, foi realizada uma visita à Semana Cultural da Aldeia Indígena, localizada na cidade de Inácio Martins – PR.
Para encerrar o mês de abril, o professor desenvolveu o projeto Do Livro ao Número: Uma Jornada Literária Matemática, no qual os alunos produziram seus próprios livretos. Cada livreto continha o desenvolvimento de situações-problema envolvendo as quatro operações básicas. Cada estudante recebeu uma situação-problema para resolver e ilustrar, unindo raciocínio lógico e criatividade.

O principal objetivo do projeto foi desenvolver o pensamento lógico e a capacidade de resolução de problemas de forma lúdica e contextualizada. As fotos registram os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 2º ao 5º ano da escola.
Fotos: Escola Municipal Pedro Antônio Molinari









