Irati PR, 06:52, 17°C

Estado pode registrar geadas a partir desta terça-feira (29); Curitiba está em alerta moderado
Foto: Reprodução União Metropolitana Curitiba

Redação e União Metropolitana Curitiba

A frente fria que trouxe pancadas de chuva e rajadas de vento ao Paraná desde o último domingo (27) já está se deslocando em direção ao Sudeste do Brasil. No entanto, uma nova massa de ar polar começa a atuar no estado nesta terça-feira (29), provocando instabilidade e acentuada queda de temperatura, segundo o Simepar.

De acordo com o meteorologista Samuel Braun, a frente fria ainda mantém o céu encoberto em grande parte do estado, com possibilidade de chuvas ocasionais. A atuação de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul também favorece ventos moderados a fortes, principalmente nas regiões Sul e Leste, entre Curitiba e o Litoral.

Com a chegada do ar polar, as temperaturas tendem a cair em todo o Paraná. Na metade sul, as mínimas podem ficar abaixo dos 5 °C, e as máximas também sofrem redução. Em Curitiba, a máxima prevista para esta segunda-feira é de 19 °C, mas deve cair para 15 °C na terça-feira.

A nova massa de ar frio também aumenta o risco de geada, que pode se formar já a partir de terça-feira em diferentes regiões. Segundo Braun, o fenômeno deve persistir até quinta-feira (31), podendo ocorrer até mesmo em áreas mais ao norte do estado. Para que a geada se forme, é necessário que o céu esteja limpo, com pouca umidade e ausência de vento — condições típicas de tempo firme, com manhãs frias e tardes sem aquecimento significativo.

Na capital, há previsão de geada na quarta-feira (30), com mínima de 2 °C e máxima de 16 °C. Na quinta-feira (31), os termômetros devem oscilar entre 5 °C e 18 °C, com possibilidade de repetição do fenômeno.

Confira: https://uniaometropolitana.com.br/massa-de-ar-polar-traz-risco-de-geada-e-queda-expressiva-de-temperatura-no-parana/?utm_source=frame&utm_medium=whatsapp

Leia outras notícias