Leticia H. Pabis
O município de Mallet atingiu o Nível 5 no Indicador Criança Alfabetizada, com 87,79% das crianças consideradas alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. O dado segue a metodologia do Ministério da Educação e do Inep, com base na escala do Saeb e no corte de 743 pontos, e integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, política pública que busca assegurar a alfabetização de todos os estudantes brasileiros até o 2º ano, além de recuperar as aprendizagens dos anos seguintes.
A Secretaria de Educação de Mallet credita os avanços ao trabalho articulado entre equipe técnica e escolas da rede municipal. Ações como tutoria para professores, formação continuada, testes de fluência e o incentivo à prática docente foram parte da estratégia. “Esse é um trabalho conjunto da Secretaria com todos os profissionais da educação do nosso município. A gente vê isso como algo muito positivo. Desde que assumimos aqui, temos esse compromisso de valorização desses profissionais e de garantir que nossos alunos, à medida que vão avançando na escolarização, cheguem à rede estadual muito mais preparados. Esse índice só vem confirmando pra gente que o nosso trabalho está sendo realmente efetivo”, disse Carla.
Além disso, avaliações como o Saeb, a Prova Paraná e o Parana+ têm sido utilizadas para medir o desempenho dos estudantes e orientar as intervenções pedagógicas.
Em junho deste ano, a pasta promoveu o 1º Seminário de Boas Práticas, que reuniu iniciativas em alfabetização. Os projetos apresentados foram reconhecidos e reunidos em um e-book digital, já distribuído aos educadores da rede municipal e sendo até compartilhado com outros municípios por meio do Núcleo Regional de Educação.
Mesmo com os bons resultados, a Secretaria reconhece os desafios enfrentados no quesito de alfabetização. Segundo Carla, a vulnerabilidade social segue sendo um fator que impacta diretamente o desempenho escolar. A gestão afirma que tem buscado oferecer igualdade de oportunidades por meio do fortalecimento de políticas públicas, inclusive com investimentos em infraestrutura e tecnologia educacional.
Entre as iniciativas citadas estão a aquisição de tablets, telas interativas e materiais pedagógicos mais completos, bem como a ampliação da frota escolar. No início de 2025, Mallet recebeu um ônibus escolar com 46 lugares, viabilizado por meio de emenda do deputado Felipe Francischini. Já na terça-feira (22), houve o recebimento oficial de um ônibus adquirido com recursos próprios da Secretaria. A meta é reduzir a dependência de transporte terceirizado em regiões de difícil acesso.
“A gente já iniciou o processo de aquisição, com recursos próprios, para a compra de mais um ônibus. Hoje, de fato, ele já está aqui no nosso pátio. E isso é algo que, pra nós, agrega muito. Por quê? Porque ainda temos parte da frota terceirizada, e, ao longo desses quatro anos, a gente pretende ir diminuindo essa terceirização, pra que tenhamos condições reais de atender todas as linhas com veículos próprios. Até porque algumas dessas linhas são mais difíceis, com trajetos mais desafiadores”, completou a secretária.
A Secretaria também destaca que o compromisso com a alfabetização não se encerra nos números. Para além dos dados, o foco está em garantir acesso real ao aprendizado, inclusive para estudantes com laudos, como autistas e crianças com síndromes. Uma das preocupações é a aplicação de avaliações padronizadas que, segundo a equipe, não consideram as especificidades desses alunos.