Leticia H. Pabis com reportagem de Sthefany Brandalise
No dia 14 de julho de 2023, Teixeira Soares completa 106 anos. E para comentar sobre o progresso do município neste mais de um século, a Folha de Irati convidou o Prefeito Lula Thomaz, que está à frente da Prefeitura há dois mandatos, para falar sobre as ações que foram realizadas nos últimos anos, e as que ainda estão acontecendo.
Prefeito Lula Thomaz, pode contar para a gente qual é o balanço dos últimos anos aqui do município. O que tem acontecido?
Devo agradecer a oportunidade de poder estar falando com a Folha de Irati. Para mim, enquanto prefeito na comemoração de 106 anos, é uma vitória e uma alegria muito grande de poder fazer parte dessa bonita história. Muitos avanços aconteceram em todas as esferas, desenvolvemos políticas públicas que melhoraram a nossa Teixeira Soares. Avançamos bastante em saúde, temos um secretário que atua muito forte, com muita sensibilidade, trazendo qualidade para os nossos munícipes. Temos como marco na pasta a construção do novo hospital de Teixeira Soares, que temos a certeza de que até o mês de janeiro de 2024 estaremos entregando a obra física. Nós também avançamos em aquisição de veículos, equipamentos, reformas de todos os postos de saúde, valorização dos servidores, mas, acima de tudo, nestes anos nós cuidamos bem das pessoas. Nós gostamos de cuidar de gente e isso é o que importa. Fazer política pública que melhore a vida das pessoas.
Quais são as novidades que chegaram e estão chegando ao município?
Graças a parcerias importantes, juntamente com a Câmara de Vereadores e com a vice-prefeita Juliana, nós transformamos a cidade em um grande canteiro de obras. É notável que coisas nunca vistas em nossa cidade, hoje acontecem, por exemplo, pavimentação asfáltica no interior, pedras poliédricas, muitas obras e infraestrutura, que vão trazer comodidade para as nossas pessoas, construção de ciclovias, parque linear, pavimentação asfáltica na área de agricultura. Nós avançamos muito no saneamento rural, também. Hoje nós já temos concluído aproximadamente 60 km de rede que leva água de boa qualidade, em parceria com a Sanepar, com certeza, também, faremos a ligação das comunidades com a BR 277, trazendo maior visibilidade e encurtando distâncias.
E como estão os investimentos na área da agricultura?
Implantamos diversos programas, como o Porteira Adentro, que era antigamente usado só na esfera política, e hoje se faz todos os dias, bem como também implantação de programas de calcário. Na indústria do comércio, nós trouxemos o programa Pró-Edifica, que faz parcerias com as empresas que querem se instalar em nosso município, a Kadesh como exemplo, também na área de indústria, comércio, a construção da nova fábrica deles está em fase final. Creio que até o mês de outubro faremos a entrega para a empresa e ela implantará a sua unidade aqui em Teixeira Soares, trazendo várias vagas de emprego para nossa população.
O senhor falou da obra do hospital. Entrando nesse gancho, como que está a questão da saúde aqui em Teixeira?
Várias mudanças na saúde, principalmente na forma de cuidar das pessoas. Nós precisamos cada vez mais contar com a equipe humana que nós temos, com atendimento humanizado. Teixeira Soares foi a primeira cidade com projeto piloto no estado do Paraná, com o Planifica SUS. No primeiro momento, aquilo trouxe um certo desconforto. Hoje nós vemos que a coisa flui, nós agendamos consultas, acabamos com as filas, implantamos dentistas, atendimento noturno, farmácia com mais de 450 itens para atender a população e, acima de tudo, respeitar as pessoas.
Recentemente vocês fizeram a entrega dos kits de uniformes para as crianças aqui do município. Como que foi essa entrega? E também como está a questão da educação?
Foram investidos, neste ano, aproximadamente R$ 250.000 em uniformes, não somente para os nossos alunos da rede pública, mas também para os colaboradores. O uniforme é uma coisa bacana de se fazer, porque ele traz a igualdade dentro da escola pública. O uniforme, além da identificação da identidade traz igualdade para todos. Assim como também na área de educação, diversos ônibus foram adquiridos, investimos em qualidade no transporte universitário, colocamos ônibus com mais segurança, trazendo com isso economicidade. Quando se faz com economia, se faz mais. E nós buscamos esse caminho fazer mais com menos.
E prefeito, quais são as expectativas aí para esse ainda um ano e pouquinho que faltam de mandato?
Nós temos que continuar com a mesma pegada, zelar pelas contas públicas, zelar pelo fechamento de todas as nossas contas. Nós temos a certeza que nós sairemos daqui da forma que eu prometi, entrar com a cabeça erguida e sair com a cabeça erguida. Vamos para frente que é para frente que se anda. Apresentaremos um candidato para pleitear nos mais quatro anos para que Teixeira Soares não saia do rumo que foi colocado. O rumo do que é certo, do que pode ser feito com honestidade e acima de tudo, respeito com a coisa pública. Sem sombra de dúvidas, o que Teixeira Soares tem de melhor é o seu povo, a sua história, a sua gente e as pessoas que marcaram esta terra. Todos os prefeitos, todos os vereadores, todos os colaboradores, a comunidade, o nosso povo. Temos atividades turísticas, temos uma bela igreja, a gruta e estamos ainda desenvolvendo outras ações para dar visibilidade cada vez mais ao nosso município.