Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 09:21, 18°C

O prefeito reeleito de Rio Azul assumirá o comando da entidade a partir de 2025, ao lado de Emiliano Gomes, prefeito de Irati
Leandro Jasinski é eleito presidente da Amcespar com chapa de consenso
Prefeitos defenderam, durante reunião, a candidatura de Jorge Derbli a deputado estadual para representar a região- Foto: Nilton Pabis

Leticia H. Pabis com reportagem de Nilton Cesar Pabis

As eleições de 2024 na Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) foram marcadas por mudanças significativas nas lideranças municipais. Entre os 10 municípios integrantes da associação – Irati, Rebouças, Mallet, Rio Azul, Inácio Martins, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Guamiranga, Prudentópolis e Imbituva –, apenas Rio Azul e Guamiranga reelegeram seus atuais prefeitos.

Leandro Jasinski, de Rio Azul, e Marcelo Leite, de Guamiranga, conquistaram um segundo mandato consecutivo, em um cenário onde os demais chefes do Executivo não poderiam se candidatar novamente após oito anos no cargo. Nos outros oito municípios, novos líderes assumirão a partir de 2025, sinalizando um ciclo de renovação política na região.

Além de seus mandatos municipais, Leandro Jasinski foi eleito por aclamação como presidente da Amcespar para o próximo biênio. A chapa será composta pelo prefeito Emiliano Gomes, de Irati, como vice-presidente, e pelo prefeito Dimas Vier, de Inácio Martins, como tesoureiro.

Desafios e planos para a Amcespar

Durante entrevista para a Folha de Irati, Leandro destacou a responsabilidade de liderar a entidade e a importância do trabalho em conjunto. “Cada prefeito tem os seus desafios e responsabilidades, mas a nossa intenção é atuar em comum acordo, pensando no progresso e no desenvolvimento da nossa região”, afirmou.

Segundo Emiliano Gomes, o consenso entre os prefeitos reflete a união e o espírito cooperativo da Amcespar. “Mesmo antes de ocupar um cargo de liderança, sempre me posicionei em prol do desenvolvimento da região. Agora, com mais força institucional, buscaremos recursos junto ao Estado e à Federação para fortalecer os nossos projetos”, destacou o vice-presidente eleito.

Já Dimas, como tesoureiro, ressaltou o compromisso com a transparência na gestão financeira da associação. Ele reforçou a importância de parcerias com os governos estadual e federal para garantir investimentos na região.

Leandro Jasinski é eleito presidente da Amcespar com chapa de consenso
Na foto, Emiliano Gomes, Leandro Jasinski e Dimas Vier – Foto: Reprodução

A gestão do CONDER e o desenvolvimento rural

Além da presidência da Amcespar, Leandro assumirá também a liderança do Conselho de Desenvolvimento Regional (CONDER), responsável pela gestão de projetos estratégicos, como a Patrulha Rural. Esse programa é essencial para a manutenção das estradas vicinais, que conectam comunidades do interior aos centros urbanos.

“Nossa prioridade é solicitar ao Estado mais uma patrulha, pois apenas uma não consegue atender a demanda de todos os municípios em tempo hábil”, explicou Leandro. Ele destacou ainda a relevância de investimentos em infraestrutura e outros projetos que visem melhorar a qualidade de vida da população da região.

Com novos prefeitos em oito municípios e uma liderança renovada à frente da Amcespar, as expectativas para os próximos anos são de um trabalho integrado, visando ampliar investimentos e consolidar projetos. “A união entre os prefeitos e a troca de experiências fortalecerá ainda mais a nossa região”, concluiu Leandro.

Leia outras notícias