Altas taxas de transmissão. Filas de espera por uma UTI. E a existência de novas variantes do coronavírus levaram a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) a enviar um ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ela chama atenção para o colapso no sistema de saúde público e privado do Estado e solicita um socorro emergencial para o Governo Federal.
“Estamos solicitando ao ministro recursos financeiros, que possam ser transferidos para o Fundo Estadual da Saúde, para auxiliar os municípios. E além disso, também precisamos de mais doses de vacinas, mais equipamentos, insumos, e medicamentos”, destaca a deputada.
No documento, Leandre leva ao conhecimento do ministro a fase crítica de transmissão acelerada da doença no Estado. Hoje, o Paraná tem a maior taxa de transmissão do Brasil, superando a média nacional. Estatísticas apontam que cada 100 paranaenses contaminados transmitem a doença para 114 pessoas. Enquanto no Brasil cada 100 brasileiros contaminados transmitem o vírus para 103 pessoas.
“Na semana passada, participei de uma reunião com os prefeitos do Centro-Sul do Paraná e pude acompanhar o desespero pela busca de leitos e ações de combate à Pandemia. E a situação não é restrita àquela região. Todo o Estado passa, novamente, por uma situação crítica”, aponta a deputada.
Atualmente, o Paraná é o Estado brasileiro com o maior número de pessoas com a Covid-19 à espera de um leito de UTI. Para piorar, a enorme busca por internação acarretou na suspensão de cirurgias eletivas, por um período de 30 dias.
“Nas últimas semanas, os casos registrados aumentaram de maneira exponencial e, aliado a isto, foi constatada a existência predominante de novas variantes, que além de um contágio mais célere, tem se alastrado de maneira gravíssima na faixa etária mais jovem, o que demanda muito mais tempo de internamento”, conclui.