Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 05:22, 15°C

Secretária comemora dois anos à frente da pasta e ressalta ações de enfrentamento à violência contra a mulher e apoio aos idosos
Leandre Dal Ponte destaca avanços em políticas para mulheres e idosos no Paraná
Foto: Amanda Berger

Amanda Berger

A Deputada Federal e Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte, destacou, em entrevista, os avanços promovidos pela pasta desde sua criação. Completando dois anos à frente do cargo, Leandre reforçou o compromisso do governo com políticas públicas voltadas às mulheres, idosos e igualdade racial. Entre as iniciativas abordadas, estão o Fundo Estadual dos Direitos da Mulher, o Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, a Bolsa Cuidador Familiar e a gratuidade no transporte intermunicipal para idosos.

Políticas para mulheres e enfrentamento à violência

Leandre enfatizou a importância da criação de um sistema de financiamento para políticas públicas voltadas às mulheres. “O Estado do Paraná foi pioneira criando um sistema de financiamento das políticas públicas. O Estado criou um fundo estadual dos direitos da mulher, incentivando os municípios também a criarem seus fundos municipais. Através desse instrumento, o Estado tem repassado recursos para os municípios para poder fazer políticas públicas que promovam o protagonismo das mulheres através de capacitação, formação, cursos e também o enfrentamento à violência contra a mulher, que, infelizmente, ainda é um drama que afeta a nossa sociedade e traz muito prejuízo para toda a sociedade, e, principalmente, muito dano, e muitos deles irreversível, para as mulheres e para as suas famílias”.

Além disso, a secretária comemorou a aprovação do Programa Recomeço, que garante auxílio financeiro a mulheres vítimas de violência. “A gente está trabalhando na pauta da mulher. A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o programa Recomeço, que é voltado às mulheres vítimas de violência para que elas tenham o suporte do governo através do Auxílio Social Mulher Paranaense, que é um apoio financeiro para aquelas mulheres que hoje vivem em situação de violência e que podem buscar um lugar seguro para viver, longe do medo, longe da violência e ter a oportunidade de recomeçar”, disse.

Políticas para idosos e envelhecimento ativo

Outro ponto central da gestão da secretária tem sido a atenção à população idosa, por meio do Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, “Recentemente, a ALEP aprovou um projeto de lei de iniciativa do governo do Estado, o Paraná Amigo da Pessoa Idosa, onde a gente está trabalhando com três eixos. O primeiro é cuidar das pessoas, aquelas que precisam de cuidado através do fortalecimento das famílias, mas também de uma rede de apoio, seja através de instituições de longa permanência ou serviços durante o dia, mas também promovendo o envelhecimento ativo e saudável, com estruturas a exemplo do Complexo Social Cidade do Idoso de Irati, que é um equipamento público para promover o envelhecimento ativo e saudável”, comentou.

Além da promoção de um envelhecimento ativo, a secretária ressaltou a implementação da gratuidade no transporte intermunicipal para idosos, um benefício que entrará em vigor em junho. “O governador sancionou a lei de cria gratuidade no transporte intermunicipal. Isso vai ter um custo para o Estado, mas todas as pessoas com mais de 65 anos, a partir do mês de junho, não pagarão mais passagem nos trechos de ônibus rodoviário intermunicipais. Então aquelas pessoas que moram aqui em Irati vão poder viajar para Foz, Curitiba, Cascavel, enfim, para qualquer cidade do Paraná, desde que preencha os requisitos de ter mais de 65 anos e uma renda inferior a 2 salários mínimos. Terão vagas gratuitas em todas as linhas que passam pelo município de Irati”, diz Leandre.

Outro destaque foi a Bolsa Cuidador Familiar, que oferecerá suporte financeiro para aqueles que cuidam de idosos em casa, evitando a institucionalização. “O programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa vai começar a fornecer uma transferência de renda para aquelas pessoas que cuidam das pessoas idosas em casa, que é a Bolsa Cuidador Familiar. Isso vai ser com certeza um programa importante para valorizar aqueles que cuidam e dar um cuidado ainda melhor para aqueles que precisam, evitando a institucionalização das pessoas idosas”, finaliza Leandre.

Leia outras notícias