Irati PR, 19:22, 17°C

Encontro foi voltado à qualificação técnica, troca de experiências e fortalecimento das ações de fiscalização e proteção à saúde coletiva.
Foto: Assessoria Secretaria de Saúde de Irati

Assessoria Secretaria de Saúde de Irati

Com o tema “Processo Administrativo Sanitário”, Irati sediou, nos dias 09 e 10 de outubro, a 3ª Oficina da Vigilância Sanitária, promovida em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Irati e a 4ª Regional de Saúde.

O evento reuniu profissionais das vigilâncias sanitárias dos nove municípios da 4ª Regional, além de representantes da 6ª Regional de Saúde, em um encontro voltado à qualificação técnica, troca de experiências e fortalecimento das ações de fiscalização e proteção à saúde coletiva.

Participaram da abertura a Secretária de Saúde do Município de Mallet e representante do COSEMS-PR, Bruna Markevicz, a farmacêutica da Vigilância Sanitária da 4ª Regional, Kelly Cristina Marochi Kosloski, a coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal de Irati, Francelize Crovador, a Secretária de Saúde de Rio Azul e presidente do CRESEMS, Maria Elaine Pacanaro, a Secretária Municipal de Saúde de Irati, Daniela Raffo, e a Cristiana Schvaidak, Diretora da 4ª Regional de Saúde.

A oficina teve como palestrante a Luciana Marodin Cordeiro, Servidora Pública Municipal há 25 anos, como Fiscal de Vigilância Sanitária (Nível Superior), integrando atualmente o Setor Jurídico da Vigilância Sanitária de Foz do Iguaçu/PR. Coordenadora Técnica da Visa Foz (Março 2022 a Junho 2025), que compartilhou sua experiência e orientações práticas sobre o processo administrativo sanitário, tema essencial para garantir a legalidade, transparência e segurança nas ações realizadas pelos agentes de vigilância.

“Esse é um processo que faz parte do nosso dia a dia e tem a função de proteger a saúde coletiva, mas também garantir transparência e legalidade para o trabalho das equipes e dos empreendedores que são fiscalizados”, destacou Kelly Marochi Kosloski, farmacêutica da 4ª Regional de Saúde.

A secretária de Saúde de Irati, Dani Raffo, ressaltou a importância de sediar encontros que fortalecem a integração entre os municípios: “É uma alegria receber esse evento em Irati, reunindo profissionais que trabalham com tanto compromisso. A vigilância sanitária tem um papel essencial na prevenção e na segurança da população, e investir em capacitação é investir em cuidado.”

A coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Francelize Crovador, reforçou que a oficina é um momento de troca e aprimoramento: “Nosso trabalho exige constante atualização. Essa oficina traz mais segurança às equipes e contribui para um serviço cada vez mais eficiente e humanizado.”

A diretora da 4ª Regional de Saúde, Cristiana Schvaidak, também destacou o caráter regional e colaborativo da iniciativa: “É um encontro que reforça o compromisso dos municípios com a qualificação contínua dos profissionais e com a proteção da saúde da população.”

A Secretaria Municipal de Saúde de Irati e a Prefeitura agradeceram a parceria da 4ª Regional de Saúde e de todos os municípios envolvidos, reafirmando o compromisso com a formação técnica e o fortalecimento das políticas públicas de saúde.

Foto: Assessoria Secretaria de Saúde de Irati

Leia outras notícias