Na tarde desta segunda-feira (16), a 4ª Regional de Saúde confirmou a primeira suspeita de caso do coronavírus em Irati. A paciente, de 57 anos, está em isolamento em casa e segue as orientações da Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo o chefe da 4ª Regional, Walter Trevisan, a paciente esteve na Itália e ao chegar de viagem fez todo o protocolo necessário no aeroporto e retornou a Irati. A pessoa estava sendo monitorada em casa pela equipe de saúde do município, seguiu as orientações e não saiu de casa, porém sentiu alguns sintomas diferentes e foi acionada a 4ª regional.
O material foi coletado e nesta terça-feira (17) segue para o Lacen para confirmar ou não o caso.
Trevisan afirma que não é momento de pânico. “Para aquelas pessoas que estejam com estado de saúde gripal, procurem não sair de suas residências, para quem está chegando de viagem de qualquer país, recomenda-se a quarentena de pelo menos 14 dias”.
Ele enfatiza que ainda estamos na prevenção do vírus. “Nós estamos vivendo um momento de orientação e encaminhamento correto. Peço a toda a população para que não haja pânico, que haja um entendimento de que as medidas preventivas para o coronavírus são as mesmas adotadas por outras doenças, é importante que sigam as orientações.
NO PARANÁ
Em todo o estado foram confirmados seis casos, sendo cinco deles em Curitiba e um em Cianorte, e já são 85 suspeitas. Nenhuma morte causada pelo novo coronavírus foi registrada no Brasil.
COMO SE PREVINIR DO CORONAVÍRUS
– Lavar bem as mãos com água e sabão, ou com álcool 70, antes de se alimentar, depois de voltar da rua, de tocar em objetos públicos, de ir ao banheiro, etc;
– Cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar;
– Evitar aglomeração de pessoas;
– Manter os ambientes ventilados;
– Não compartilhar objetos pessoais, como chimarrão, narguilé, cigarro, etc.