Ana Mattos
A cidade de Irati sediou nesta quinta-feira (24), a etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades, reunindo autoridades, especialistas, estudantes e representantes da sociedade civil para discutir políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável. O evento, realizado no auditório da Unicentro, teve como tema “Cidades Sustentáveis”.
A Conferência é parte de um esforço nacional promovido pelo Ministério das Cidades para fomentar a participação social na construção de políticas urbanas. Em Irati, a iniciativa buscou integrar o poder público, o setor privado, instituições de ensino e a população em geral, promovendo o debate sobre o futuro do município.
Para Bruna Nadal, secretária de Planejamento de Irati, a Conferência das Cidades é um momento muito importante para a Irati e para o Estado como um todo. A Conferência se trata de uma política pública efetiva, onde a democracia acaba acontecendo. “Nós, do Poder Público, juntamente com o setor privado, as instituições de ensino e todos os cidadãos que querem fazer parte, podemos contar um pouquinho de como querem Irati para o futuro”, diz a secretaria.
A escolha dos palestrantes foi feita com base na temática central do evento, são eles: Fabiana Campos, Marcos Marini, Patrick Reydams e Gustavo Taniguchi, especialistas em áreas como planejamento urbano, sustentabilidade e inclusão social. Entre os convidados, esteve o engenheiro florestal Patrick Reydams, consultor técnico do Conselho da Madeira da FIEP, que apresentou alternativas sustentáveis para a construção civil. Em sua fala, destacou o uso da madeira engenheirada e do sistema Wood Frame como opções viáveis e ambientalmente responsáveis, em contraponto ao uso tradicional do concreto e do aço. “A madeira tem um balanço de carbono positivo e pode ser o material do futuro, especialmente no Paraná, maior plantador de florestas do Brasil”, afirmou.
Presente no evento, o prefeito Emiliano Gomes, realizou a assinatura do termo de compromisso com as ODS. “Hoje, com muito orgulho, assino oficialmente o termo de adesão ao Pacto pelas ODS, tornando Irati uma cidade signatária desse compromisso global”, diz o prefeito.
A vice-prefeita de Irati Larissa Mazepa, destacou a relevância do evento como espaço democrático e estratégico para o desenvolvimento local. “Essas conferências são fundamentais para que possamos discutir e implementar políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da nossa população”, afirmou, reforçando o compromisso da gestão com a sustentabilidade e a escuta ativa da comunidade.
Samara Coelho, presidente da ACIAI, também participou da programação e elogiou a qualidade dos debates. Para ela, eventos desse tipo promovem o crescimento não apenas intelectual, mas também econômico da cidade. “Essas iniciativas movimentam o comércio local e fomentam o desenvolvimento regional”, observou.