Sthefany Brandalise
A cidade de Irati foi palco de uma emocionante e significativa caminhada de conscientização pelo Dia Mundial do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. O evento, que aconteceu no sábado (05), reuniu autoridades locais, membros da comunidade, comerciantes e famílias, todos unidos pela causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A fisioterapeuta de crianças autistas, com especialização em intervenções precoces no autismo, Jéssica Soares, destacou a importância da mobilização. “Estamos aqui hoje pra fazer a caminhada de conscientização do Dia do Autismo. O autismo é um espectro muito abrangente, com vários sintomas, e estamos aqui para levar conhecimento à população de Irati”.
A ação também contou com a participação do prefeito Emiliano Gomes, que enfatizou o compromisso do poder público com a causa. “É uma alegria muito grande estar participando com a associação Te Abraça. Temos alguns indicadores de crescimento nos casos, e é nosso dever apoiar a associação e todos os envolvidos no movimento, para cada vez mais oportunizar as crianças com o espectro autista”, afirma.
Gomes revelou que a prefeitura já avançou em diversas frentes com a ajuda da associação, como a contratação de mais profissionais de educação para atender à demanda. Também adiantou que estão em discussão projetos como a criação de um centro de atendimento especializado. “Já conseguimos avançar em algumas pautas em parceria com a associação Te Abraça, como a disponibilização de mais profissionais da educação para atender esses alunos. Estamos pensando em um centro de atendimento, e demais pautas, mas a principal é a conscientização da população”, diz.
A presidente da ACIAI, Samara Coelho, também marcou presença no evento e destacou a importância de envolver o setor comercial nessa conscientização. “Estamos aqui para abraçar essa causa. O comércio também precisa entender sobre o autismo e como oferecer um atendimento mais acolhedor. Já estamos planejando projetos com os lojistas para isso”, afirmou Samara.
Ela ainda reforçou a parceria com a associação dos pais de autistas de Irati, colocando a entidade à disposição para colaborar em ações de informação e integração social.
Entre os participantes, Márcia, mãe do Adrian, falou sobre a emoção de estar ali pela primeira vez. “Achei muito interessante. É muito importante, pois vivemos em um mundo com muitas diferenças e precisamos brigar pelo direito deles”, afirma.