Irati PR, 14:09, 20°C

Evento on-line será realizado no dia 2 de outubro (quinta-feira), ao vivo pelas redes da Folha de Irati
Foto: Folha de Irati

Esther Kremer

A Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria de Educação, realizará no dia 2 de outubro, às 19h, uma capacitação on-line para professores da rede municipal sobre o uso do aplicativo Mirimim em sala de aula. A ferramenta brasileira utiliza inteligência artificial para apoiar o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas em crianças. O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais do Jornal Folha de Irati (Facebook e Youtube).

Inicialmente criada para atender crianças autistas e neurodivergentes, a tecnologia tem mostrado resultados positivos também em crianças típicas. Atualmente, o aplicativo é usado em escolas, clínicas e famílias em todo o Brasil, contribuindo para práticas de ensino mais inclusivas e voltadas ao desenvolvimento integral dos alunos.

Como o Mirimim atua

Com atividades lúdicas e interativas, o Mirimim auxilia os estudantes a desenvolver empatia e cooperação em grupo, construir amizades saudáveis baseadas no respeito, resolver conflitos cotidianos de forma construtiva e lidar melhor com situações de exclusão ou agressividade.

De acordo com estudos citados pela Secretaria de Educação, programas de habilidades sociais reduzem em até 42% problemas de comportamento e aumentam em 50% a capacidade de resolver conflitos. Outro dado relevante mostra que crianças com baixa regulação emocional têm até três vezes mais risco de desenvolver ansiedade ou depressão na adolescência.

Para a secretária municipal de Educação, Eliceia Halatiki Szereda, a ação representa um avanço no cuidado socioemocional dentro das escolas. “A capacitação dos professores é essencial para que possamos fortalecer o trabalho pedagógico e apoiar nossos alunos não apenas no aprendizado formal, mas também no desenvolvimento de competências emocionais e sociais”, destacou.

O evento integra as estratégias da gestão municipal para ampliar a qualidade da educação e reforçar o suporte às famílias e à comunidade escolar.

Serviço

Leia outras notícias