Irati PR, 22:58, 18°C

Município está entre as cidades destaques do Brasil pelo trabalho contínuo na implementação das metas globais da Agenda 2030
Pré-COP30 coloca Irati como uma das cidades com destaque nacional por sustentabilidade - Foto: Reprodução Facebook

Esther Kremer

O prefeito de Irati, Emiliano Gomes, está representando o município no Fórum Pré-COP30 – Cidades, um dos principais encontros nacionais sobre desenvolvimento sustentável, organizado pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), Caixa Econômica Federal e Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS). O evento reúne lideranças públicas, especialistas e organizações da sociedade civil para discutir estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas e a construção de cidades mais resilientes e sustentáveis.

Durante o Fórum, que integra a preparação do Brasil para a COP30, a Conferência do Clima da ONU que será realizada em Belém no próximo ano, será feita a entrega oficial dos Relatórios Locais Voluntários (RLVs), documento que reúne o diagnóstico e os compromissos de cada município com a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Irati está entre as cidades contempladas com este reconhecimento, destacando-se no cenário nacional por implementar políticas públicas alinhadas à promoção da sustentabilidade, planejamento urbano responsável, inclusão social e desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente. “É uma honra representar Irati neste espaço de diálogo que olha para o futuro das cidades brasileiras. Nosso município está se preparando para crescer com responsabilidade, cuidando das pessoas, do ambiente e das próximas gerações. Este reconhecimento reforça que estamos no caminho certo”, afirmou o prefeito Emiliano Gomes durante participação no Fórum.

O evento reuniu grandes lideranças nacionais e internacionais, entre elas estão Márcio Macedo, ministro da Secretária-geral da Presidência da República; Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Jader Filho, ministro das Cidades; Carlos Antônio Vieira, presidente da Caixa Econômica Federal; Marian Schuegraf, embaixadora da União Europeia no Brasil; Sheila Lemos, prefeita de Vitória da Conquista e presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP); Jorge Abrahão, diretor-presidente do Instituto Cidades Sustentáveis e Jesus Salcedo, representante da ONU-Habitat.

Irati entre as cidades que planejam o futuro

Com os avanços recentes na área urbana, mobilidade, saneamento e planejamento territorial, Irati tem ganhando destaque no Paraná como uma cidade que busca crescimento sustentável. Entre os projetos que contribuíram para o reconhecimento estão o Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável alinhado aos ODS, a ampliação de investimentos em saneamento, mobilidade e pavimentação, os programas ambientais de conservação e educação socioambiental, os projetos de eficiência energética e iluminação pública em LED e a integração de políticas de bem-estar social com desenvolvimento econômico.

O prefeito afirmou que novas ações estão em andamento para fortalecer o compromisso ambiental e social do município. “Seguimos firmes na missão de fazer de Irati uma referência em sustentabilidade e inovação, com políticas públicas que melhoram a vida das pessoas e preparam nossa cidade para o futuro”, declarou.

Leia outras notícias