Secom Irati
A iniciativa da Prefeitura de Irati de contratar controladores de acesso às escolas tem sido avaliada de forma positiva pela comunidade escolar. Desde a semana passada, escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs), das áreas urbana e rural, contam com profissionais, de uma empresa privada, que fazem o monitoramento permanentemente nas instituições de ensino.
Em Irati, também a Guarda Municipal reforçou os patrulhamentos, aumentando a sensação de segurança, e tem colaborado com importantes instruções e orientações às equipes escolares.
A contratação de profissionais para controlar o acesso às escolas foi anunciada recentemente pelo prefeito Jorge Derbli. Na ocasião, ele falou sobre a preocupação da gestão em proporcionar mais segurança aos alunos e equipes da educação, além de tranquilizar pais e responsáveis. “Acredito que foi uma medida necessária e acertada. As escolas devem sempre ser ambientes de alegria, de aprendizado. Esses profissionais contratados vem a somar”.
A secretária municipal de Educação, Jandira Girardi, explica que os controladores de acesso cuidam dos portões, quem entra e sai das escolas e CMEIs, vigiam pátios e arredores. “Estamos acompanhando esse trabalho deles e tem sido muito bom, proporcionando mais tranquilidade a todos”, acrescenta.
A diretora da Escola Municipal Mercedes Braga, localizada no bairro Alto da Lagoa, Kellen Crovador, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “A rotina da nossa escola melhorou com a vinda desse profissional. Nos traz mais segurança”. A coordenadora do CMEI do bairro Jardim Planalto, Kátia Ramos, acrescenta que o profissional permanece em tempo integral. “Dessa forma podemos oferecer um ambiente mais acolhedor e protegido aos nossos alunos”, destaca.
A mãe de duas alunas da Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento, Juliana Galvão, se diz mais tranquila desde que o Município adotou medidas de segurança mais efetivas nas instituições de ensino. “Estou feliz com a segurança proporcionada nas escolas. Tendo uma pessoa no portão, que já é conhecido dos pais, nos dá mais tranquilidade”. A mãe, Lidiane do Prado, também gostou das ações. “Filho é nosso bem maior e toda a segurança proporcionada na escola está de acordo com o que esperamos”.