Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 00:47, 8°C

Com apenas oito anos, Maria Júlia vence maior campeonato internacional da modalidade e reforça a presença de Irati no cenário da capoeira
Foto: Reprodução Redes Sociais

Sthefany Brandalise

A iratiense Maria Júlia dos Santos, conhecida como Pipoca, foi campeã da categoria Infantil A Feminino do Volta ao Mundo Bambas (VMB 9), principal campeonato internacional de capoeira, realizado em Brasília. Com apenas oito anos e pouco mais de um ano de prática na modalidade, a atleta venceu o torneio após uma intensa preparação. A conquista é resultado de uma rotina de treinamentos e apoio familiar, fortalecendo o nome de Irati no esporte que é símbolo da cultura brasileira.

Maria Júlia treina capoeira há apenas um ano e já acumula importantes conquistas. Em fevereiro, foi campeã mundial da modalidade e, agora, soma mais um título ao vencer o VMB 9, considerado o maior palco da capoeira no mundo. A jovem atleta se destacou entre competidores de diferentes estados e países, em uma disputa marcada por técnica, dedicação e representatividade. “Foi uma emoção muito grande, porque tinha treinado muito para esse campeonato”, contou Pipoca após a vitória.

Os pais de Pipoca, Lincoln Antônio dos Santos e Helga Maria Gaedicke, expressaram a emoção diante da conquista. “Nós pais ficamos muito emocionados, porque é o resultado de muito esforço e dedicação e com o coração cheio de gratidão por todos os envolvidos nessa caminhada, o grupo, professor, patrocinadores e o apoio da família”, diz Lincon.

Segundo Lincon, a atleta treina todos os dias, duas vezes ao dia. “A Pipoca treina todos os dias, de tarde comigo e à noite na academia com o professor Pimenta, o Leandro Miller Boza”.

Para Pipoca, representar Irati no cenário mundial da capoeira tem um significado especial. “Mesmo vindo de uma cidade do interior, com esforço e dedicação é possível alcançar os maiores palcos do mundo”.

A pequena campeã também destacou as amizades construídas durante o evento. “Além da disputa, é momento de muita aprendizagem com mestres e também com os outros competidores”, afirma.

Foto: Reprodução Redes Sociais

Os pais reforçam que “Pipoca está com campeonatos e eventos já marcados para ir, mas o foco principal vai ser o campeonato Europeu que ela vai disputar no ano que vem”, diz Lincon.

Além do esforço pessoal, a trajetória de Maria Júlia contou com o apoio de patrocinadores e parceiros que viabilizaram a participação na competição. Entre os apoiadores estão: WA Steak House, Restaurante do Alemão, Athlon Fisioterapia, e o suporte institucional da Prefeitura Municipal de Irati, por meio do Prefeito Emiliano, do Secretário de Esporte Ico Ruva, de Guilherme de Quadros (Secretaria de Esportes) e de Paulo Hejel (Gabinete), além da Rede de Supermercados Ivasco.

Foto: Reprodução Redes Sociais

Sobre o VMB 9

O Volta ao Mundo Bambas é um evento internacional que tem como objetivo promover a capoeira em um formato competitivo, com foco em sua preservação e no fortalecimento de sua importância cultural. O Volta ao Mundo Bambas visa expandir o alcance da capoeira, mantendo sua essência e promovendo sua prática em várias partes do mundo.

Com eventos realizados no Brasil, EUA e Europa, o objetivo é ampliar a visibilidade da capoeira enquanto esporte, proporcionando um ambiente de intercâmbio cultural entre atletas e públicos de diferentes regiões.

Foto: Reprodução Redes Sociais

O Volta ao Mundo Bambas oferece um espaço para a promoção de valores como inclusão social e brasilidade, utilizando a capoeira como meio de fortalecer a identidade cultural e social do Brasil, com ênfase na tradição, arte e esporte.

Adotamos um sistema de arbitragem que garante a transparência e a integridade das competições. Nosso modelo é reconhecido por entidades nacionais e internacionais, como a WCF (Federação Mundial de Capoeira).

Leia outras notícias