Esther Kremer
Irati voltou a se destacar entre os melhores municípios do Paraná no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 – Etapa Paraná, uma das principais iniciativas de reconhecimento à gestão pública no país. O município conquistou o 1º lugar na categoria “Desenvolvimento e Ordem Pública” e foi finalista em “Saúde e Bem-Estar”. A fase final do prêmio será realizada em Brasília, reunindo os melhores desempenhos de todo o Brasil.
Promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Áquila, o prêmio avalia o desempenho das prefeituras em diferentes áreas, com base em indicadores como eficiência fiscal, transparência, qualidade de vida, educação, infraestrutura e desenvolvimento socioeconômico. Entre os 399 municípios paranaenses, apenas 40 foram selecionados para a etapa final.
Representando o Governo do Paraná, o secretário estadual das Cidades, Guto Silva, ressaltou que o forte trabalho feito junto às prefeituras. “O Paraná tem evoluído muito. Quando observamos os indicadores, é nítido o avanço em todas as áreas, saúde, segurança, educação e sustentabilidade. O prêmio é um estímulo para que as prefeituras troquem experiências e adotem boas práticas que já deram certo em outros municípios. Celebrar essas conquistas é valorizar a boa gestão pública e o impacto positivo que ela traz para a vida do cidadão”, afirmou Guto Silva.
Segundo o prefeito de Irati, Emiliano Gomes, o reconhecimento é resultado de uma gestão pautada pelo planejamento, inovação e responsabilidade com o dinheiro público. “Essas conquistas refletem o esforço coletivo de uma administração que trabalha com eficiência e foco no bem-estar da população. Estamos no caminho certo e seguimos comprometidos em fazer de Irati uma cidade cada vez melhor”, afirmou.
O prêmio destaca cidades que adotam boas práticas de gestão pública e se tornam referência em governança e desenvolvimento sustentável. A categoria “Desenvolvimento e Ordem Pública”, em que Irati foi campeã, avalia políticas voltadas à segurança, organização urbana, crescimento econômico e fortalecimento institucional.