Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 06:49, 9°C

O trecho anunciado é a primeira etapa de um projeto maior, que prevê a ligação asfáltica até a comunidade do Itapará, passando pelo Cerro da Ponte Alta
Irati anuncia pavimentação de trecho entre Gonçalves Júnior e Rio do Couro
Foto: Nilton Pabis

Esther Kremer com reportagem de Nilton Pabis

A Prefeitura de Irati anunciou, nesta semana, a pavimentação de um trecho de oito quilômetros entre a Colônia Gonçalves Júnior e a comunidade de Rio do Couro, na área rural do município. O anúncio foi feito pelo prefeito Emiliano Gomes durante visita à localidade, acompanhado da vice-prefeita Larissa Mazepa, secretários Ake Brandalize e Sandro Maneira, e o vereador presidente da Câmara, Hélio de Mello.

Segundo o prefeito Emiliano, o projeto integra um programa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), que prevê investimentos em pavimentação de estradas rurais em diversas regiões do Paraná. A articulação para viabilizar o recurso contou com apoio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi, dos deputados estaduais Hussein Bakri e Sandro Alex, além do secretário estadual de Agricultura, Márcio Nunes. “A vitória é de toda a Irati e toda a comunidade rural, estamos muito felizes. Nós teremos cerca de 120 dias até iniciar os primeiros trâmites, pois estamos falando de um projeto que ainda não existe, nós precisamos construir esse projeto”, disse.

O trecho anunciado é a primeira etapa de um projeto maior, que prevê a ligação asfáltica até a comunidade do Itapará, passando pelo Cerro da Ponte Alta. A obra ainda está em fase inicial e deve seguir um cronograma que inclui a elaboração do projeto técnico, análise da SEAB, liberação do recurso e abertura de licitação.

A vice-prefeita Larissa Mazepa destacou que a pavimentação vai beneficiar diretamente o transporte de pacientes e estudantes, além de facilitar o acesso aos serviços públicos. “Isto vai fazer com que a nossa comunidade possa cada vez mais ter uma qualidade de saúde, uma qualidade na educação, as crianças vão estar melhor assistidas. Temos o turismo religioso, enfim, precisamos garantir o acesso com qualidade, não apenas para a saúde, mas para todos os serviços públicos ofertados”, comenta.

O secretário de Agricultura, Ake Brandalize, ressaltou a importância da obra para o escoamento da produção agrícola e madeireira da região. “É uma obra muito importante e que vai beneficiar muito o nosso agricultor, nossos produtores”.

Já o secretário de Viação e Serviços Rurais, Sandro Maneira, lembrou que a ligação entre Gonçalves Júnior e Itapará é uma demanda antiga da comunidade. “É um sonho dos moradores da região que liga Gonçalves Júnior até o Itapará. É um sonho que já vem se arrastando há anos e que, agora, a gente conseguiu com a gestão do prefeito Emiliano”.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Hélio de Mello, também morador do Rio do Couro, reafirmou o apoio do Legislativo ao projeto e destacou que a arrecadação do município depende, em grande parte, da atividade rural. “Isso é respeito às pessoas que residem no interior, é respeito aos agricultores, que são aqueles que mais contribuem com os impostos do nosso município, cerca de 52,54% da arrecadação vem do interior e eu acredito nesse compromisso do prefeito municipal e de toda a sua equipe”, finaliza Hélio.

Leia outras notícias