O Corpo de Bombeiros de Irati orienta para que as doações sejam deixadas no quartel para que seja destinada ao RS de forma correta
Esther Kremer
As recentes enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul deixaram centenas de famílias desalojadas e em grave situação de vulnerabilidade. Diante desse cenário, diversos pontos de comércio, instituições de ensino, órgãos governamentais e entidades religiosas de Irati têm se mobilizado para oferecer auxílio às vítimas.
O major do Corpo de Bombeiros de Irati, Jorge Augusto Ramos, explica que há uma campanha oficial do Estado, lançada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e o Governo do Estado, com participação da primeira-dama, Luciana Saito Massa. “Todos os quartéis do Corpo de Bombeiros e quartéis de Brigada Comunitária estão abertos como ponto de arrecadação. Está é a campanha inicial e oficial do Governo, mas observamos que há muito mais nas cidades e estamos orientando que estas arrecadações, que estão sendo feitas em todos os pontos, para que nos enviem e nós faremos a centralização desta coleta e, então, encaminharemos a Coordenadoria, que vai enviar ao RS”, explica.
Já em relação a quantidade de chuvas no Rio Grande e previsão de quando irá cessar, o major diz que “nós vemos com bastante preocupação e de alguma maneira, nós tivemos muita sorte aqui no Paraná, pois este bloqueio atmosférico, que levou bastante umidade ao RS, impediu que acontecesse o mesmo no Paraná e evitou de entramos neste mapa dessa calamidade. Os modelos indicam que no fim de semana e na semana que vem, as chuvas fortes devem voltar por lá e a previsão é que nos dias desta semana, a chuva pare, as águas baixem o nível e isso é bom, pois vai fazer com que a gente consiga chegar com toda essa ajuda que estamos enviando”, explica.
Áudio do major Jorge Augusto sobre a situação:
BAILE SOLIDÁRIO SOS RIO GRANDE
O empresário André P. Vicente, sócio proprietário da danceteria Park Dance, está realizando o Baile Solidário SOS Rio Grande, com o intuito de arrecadar alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal.
O baile acontece nesta quarta-feira (08), às 19h, com a Turma Vanera. A entrada é apenas um kg de alimento não perecível, água potável, também serão aceitos produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza. Quem levar mais de um kg de alimento, ganha uma Eisenbah Lata. Ainda, quem não puder comparecer ao baile, mas quiser ajudar, a empresa estará recebendo as doações desde as 8h de quarta-feira (08).
André diz que “em nosso almoço de família neste domingo, estávamos conversando sobre a situação e me surgiu a ideia de ajudar. Conversando com o Erico, da Turma da Vanera, surgiu a ideia de fazer um baile solidário, onde não cobraríamos ingresso, a banda abriu mão do seu cache e todos nós vamos trabalhar de forma solidária. Tudo o que arrecadarmos será destinado ao Rio Grande do Sul”, explica.
Ainda, André explica que está em contato com amigos e parceiros no estado do RS, segundo ele, a situação é desesperadora. “A situação é muito mais séria e grave do que está sendo mostrado na mídia. Um dos meus amigos me relatou não saber nem onde está o próprio irmão, que estão procurando, mas ninguém viu ele. Outro me relatou que a situação pior está por vir, quando as águas baixarem, pois provavelmente o cenário será de um cemitério a céu aberto. É um caos total, cena de guerra mesmo, cidades 90% comprometidas”, diz o empresário.
Áudio do André sobre conscientização:
AFUBRA SEMPRE AO LADO DE QUEM PRECISA
Outra empresa em Irati que está realizando campanha para arrecadação de produtos, é a Afubra. A empresa está recebendo doações em todas as filiais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e higiene, travesseiros, cobertores, roupas em bom estado, colchões, entre outros. As doações serão destinadas aos órgãos competentes para distribuição. A doação deve ser levada à Afubra mais próxima e depositada nas caixas identificadas.
O gerente da Afubra Irati/Imbituva, Lazaro Bock, comentou sobre a campanha e disse que “o estado do Rio Grande do Sul está passando por uma grande dificuldade, uma das maiores enchentes sem precedentes já vista no estado. Nós, da Afubra, estamos sendo ponto de coleta em Irati e Imbituva, então você que tenha algo para doação na sua casa, pode trazer até as lojas”.
Lázaro também deu um parecer de como está a situação no Rio Grande e diz que “em alguns pontos, as águas baixaram e foi iniciada uma limpeza nas casas, que sobraram, pois em outros pontos, foi tudo destruído mesmo. Neste momento, o pior ponto é a cidade metropolitana, com a chegada das águas, muitas pessoas estão precisando de ajuda e há muitos óbitos e pessoas desaparecidas. Outro ponto de atenção é o sul do Rio Grande, onde as cidades são banhadas pela Lagoa dos Patos, que está enchendo bastante e já atingindo alguns pontos”, comenta.
“Milhares de pessoas estão precisando de ajuda. Essas doações não são para a Afubra e sim para nossos amigos. Se você quer fazer a diferença nessa situação do Rio Grande, essa é a hora. Estou fazendo um apelo para você, que é da nossa região e que queira ajudar os irmãos gaúchos nesse momento, venha até a Afubra e participe desta ação solidária”, comenta Lázaro.
Áudio do Lázaro sobre a situação no Rio Grande do Sul:
SOS RIO GRANDE DO SUL – UNICENTRO SOLIDÁRIA
Em nota, a instituição diz “a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), sensibilizada pela situação das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, tornou-se ponto de arrecadação de doações que serão destinadas ao estado gaúcho. A tragédia deixou dezenas de mortos, feridos e desaparecidos, além de milhares de pessoas desalojadas e desabrigadas.
Para auxiliar a população afetada, o Paraná deu início à campanha solidária SOS RS, que vai arrecadar alimentos, água potável, produtos de higiene e limpeza para atender as regiões atingidas. A Unicentro se juntou a essa causa e será um dos pontos para doações nas cidades de Guarapuava e Irati.
A ação SOS RS é promovida pelo Governo do Estado, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e da Superintendência Geral de Ação Solidária, com apoio da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR)”
Os pontos de arrecadação da instituição são: Câmpus Santa Cruz: Hall de entrada do Câmpus; Câmpus Cedeteg: Hall da Direção de Câmpus; Câmpus de Irati: Hall de entrada do Câmpus. As doações podem ser feitas até a quarta-feira (8), às 16h.
SOS RIO GRANDE
A Paróquia Perpétuo Socorro, de Irati, também está participando da Campanha e arrecadando alimentos não perecíveis. As doações podem ser feitas na sede da Paróquia até a terça-feira (07). Em nota, a Paróquia diz: “É um movimento de solidariedade aos nossos queridos amigos do Sul. Traga sua doação e ajuda uma família necessitada, as doações serão encaminhadas ao Rio Grande do Sul pelo Corpo de Bombeiros de Irati”.
A Paróquia São Miguel também está sendo ponto de coleta. As doações de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal podem ser feitas até quarta-feira (08) e podem ser entregues na Secretaria Paroquial. O Padre Álvaro Nortok diz: “Peço a você, paroquiano, que nos ajude a coletar alimentos para enviarmos às pessoas vítimas desse grande desastre natural. Deus lhe abençoe e nos unamos no amor de Deus que se concretiza na ajuda aos irmãos que necessitam. Deus recompense a todos”.