Assessoria de Imprensa do BAFTA
O BAFTA confirma hoje as categorias, elegibilidade, regras de votação e cronograma para o EE BAFTA Film Awards de 2026. As inscrições abrem hoje, marcando o início da contagem regressiva para uma das noites mais aguardadas do calendário cinematográfico global. No início deste ano, três milhões de pessoas assistiram à cerimônia na BBC One, além de mais de 64 milhões de visualizações de vídeo nas plataformas sociais do BAFTA, com Conclave, The Brutalist, Anora e Emilia Pérez liderando os vencedores.
O BAFTA analisa todos os aspectos do EE BAFTA Film Awards anualmente com o Comitê de Cinema do BAFTA e colegas do setor cinematográfico. Os princípios norteadores são celebrar a excelência criativa, nivelar o campo de atuação, oferecer um processo justo e robusto, incentivar mudanças positivas e evoluir junto com o cenário da indústria em constante mudança.
A 79ª edição do Prêmio acontecerá no domingo, 22 de fevereiro de 2026. Diversas novidades foram introduzidas:
A categoria de Melhor Filme Britânico tem importância nacional e internacional para o BAFTA, exibindo o melhor da produção cinematográfica britânica. A elegibilidade para Melhor Filme Britânico foi reforçada, o que significa que os candidatos à indicação devem atingir um mínimo de 60% dos pontos disponíveis, sendo o Diretor ou Roteirista britânico, para se qualificarem. Isso garante que a categoria celebre filmes que agregam valor significativo à nossa indústria cinematográfica, sejam as equipes que os produziram, o material de origem, o cenário ou os parceiros envolvidos.
Estamos refinando o perfil do capítulo opt-in para a categoria Documentário para garantir que esta categoria seja votada por membros com documentário/não ficção específico experiência na Primeira Rodada, com todos os membros votantes selecionando o vencedor. Essa mudança reconhece a natureza especializada da categoria e a arte da produção de documentários.
Pela primeira vez, os membros votantes decidirão os vencedores do Curta-Metragem Britânico e do Curta-Metragem Britânico de Animação, elevando o perfil desses filmes e tornando as categorias mais competitivas do que nunca.
O regulamento completo do EE BAFTA Film Awards para 2026 pode ser encontrado AQUI.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES
Melhor Filme Britânico
O sistema de pontos, introduzido com sucesso para o Prêmio de 2025, continuará, com uma iteração na pontuação para os candidatos à indicação que devem atingir um mínimo de 60% dos pontos disponíveis – dentro deste sistema de pontos, o Diretor ou Roteirista deve ser britânico para se qualificar. Filmes que atingirem o limite de 60% de candidatos britânicos sem um Roteirista ou Diretor britânico serão considerados em recurso. Este sistema de pontos tem um número mínimo de pontos para candidatos britânicos à indicação, Diretores de Direção, elenco, produção, etc., de modo que o processo de elegibilidade elimina qualquer ambiguidade e é mais transparente para os participantes e para o BAFTA.
Documentário
O perfil dos capítulos de documentários opt-in na Primeira Rodada foi aprimorado para permitir a votação de especialistas na Primeira Rodada (para determinar a lista final ) e para otimizar o processo de votação de documentários, garantindo que tanto o capítulo quanto a categoria reflitam da melhor forma o trabalho dos documentaristas e do setor nos próximos anos. O júri de documentários permanecerá na Segunda Rodada, selecionando todas as cinco indicações, e o júri com direito a voto escolherá o vencedor geral.
Curta-metragem de animação britânico
Apresentados para o Prêmio de 2025, os curtas-metragens para esta categoria agora devem se classificar por meio de pelo menos um festival na Lista de Festivais Qualificatórios. Em vez de ser determinada exclusivamente por um festival , a Lista de Curtas-metragens será definida por um novo capítulo de curtas-metragens e um júri na Primeira Rodada (semelhante ao Curta-Metragem Britânico). O júri de todos os filmes votantes agora votará para determinar o vencedor na Terceira Rodada.
Curta-metragem britânico
Todos os membros votantes do filme agora votarão para determinar o vencedor da Terceira Rodada.
Elegibilidade
O ano de premiação, durante o qual os filmes devem ser lançados nos cinemas do Reino Unido, é de 1º de janeiro de 2025 a 20 de fevereiro de 2026. Há uma exceção para filmes qualificados para Documentário e Filme em Língua Não Inglesa (FNIEL), que podem ser lançados até 20 de março de 2026 (filmes lançados após 20 de fevereiro de 2026 não se qualificarão para Melhor Filme).
Linha do Tempo
Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 – Inscrições abertas
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 – Abertura da primeira rodada de votação
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 – Anúncio das listas longas
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 – Abertura da segunda rodada de votação
Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 – Anúncio das nomeações
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 – Abertura da terceira rodada de votação
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 – Prêmio EE BAFTA Film Awards
Anna Higgs, presidente do Comitê de Cinema do BAFTA, disse: ” Ao nos prepararmos para o 79º EE BAFTA Film Awards, no domingo, 22 de fevereiro de 2026, temos o orgulho de apresentar uma série de atualizações que refletem nosso compromisso contínuo em reconhecer a excelência e evoluir junto com a indústria. Ao tornar o processo de votação para Documentário ainda mais especializado nas rodadas iniciais, estamos homenageando o ofício, a arte e a expertise únicos exigidos na narrativa de não ficção. O fortalecimento dos critérios de elegibilidade para Melhor Filme Britânico reforça a importância nacional e internacional deste prêmio como uma celebração do melhor da produção cinematográfica britânica. E, pela primeira vez, capacitar nossos membros votantes para selecionar os vencedores de Curta-Metragem Britânica e Curta-Metragem Britânica de Animação não apenas elevará o perfil dessas obras excepcionais de cineastas emergentes, mas também garantirá maior alinhamento e consistência em nossos processos de votação. Essas mudanças estão enraizadas em nossa dedicação à justiça, ao rigor e ao reconhecimento da excelência criativa em todas as suas formas.”