Irati PR, 08:57, 13°C

Evento contou com presença de autoridades estaduais, lideranças políticas e representantes do agro
Inauguração oficial do Sindicato Rural aconteceu na noite de quarta (20), na sede da instituição - Foto: Cesar Delong

Karina Ludvichak, com reportagem de Nilton Pabis

A noite de quarta-feira (20) marcou um momento histórico para o município de Fernandes Pinheiro com a inauguração oficial do Sindicato Rural. O evento reuniu autoridades locais, estaduais e produtores rurais, além de prestar homenagens aos sócios-fundadores da instituição e reunir a comunidade em um jantar de confraternização. A solenidade também contou com a participação do presidente da FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), Ágide Eduardo Meneguette, e garantiu a diversão do público com música ao vivo.

A criação do Sindicato representa uma conquista para o setor agrícola da região, oferecendo uma estrutura organizada para apoiar os agricultores, promover capacitação e fortalecer a economia rural. A presidente do Sindicato Rural de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, ex-prefeita do município, assumiu a liderança da entidade com o compromisso de transformá-la na “Casa do Produtor Rural”.

Solenidade contou com palestras e participação do presidente da FAEP – Foto; Cesar Delong

O prefeito de Fernandes Pinheiro, Oziel Neivert, que também é agricultor, destacou o orgulho de representar os produtores e reforçou os investimentos do município em infraestrutura e apoio direto ao campo. “Eu sou agricultor há muitos anos com orgulho, porque sem agricultura, a gente sabe, o país não sobrevive. Sempre dou o maior incentivo. Hoje eu estou um pouco fora da agricultura, deixando para minhas filhas, mas eu sempre dou apoio total a elas e a gente fica muito feliz em ver este legado continuar, porque queira ou não queira, é o coração nosso do Brasil. E como prefeito de Fernandes Pinheiro, estamos dando todo apoio aos agricultores, melhorando as estradas, dando calcário e fazendo planejando”, disse.

O prefeito também ressaltou os avanços na pavimentação urbana e rural, iniciados durante o mandato anterior, e que estão recebendo ainda mais recursos e projetos nesta gestão. Graças a isso, Fernandes Pinheiro deve recapar 100% do quadro urbano e também ampliar a pavimentação do interior, fortalecendo ainda mais o setor rural. “Fico muito feliz pela Cleonice tomar essa iniciativa de fundar o Sindicato Rural, que tem todo meu apoio”, completou.

Criação do sindicato representa uma conquista para o setor agrícola – Foto; Nilton Pabis

O presidente da FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, lembrou que a fundação do Sindicato é resultado de mais de um ano e meio de articulação e diálogo com os produtores, e que vem para fortalecer ainda mais o agro no município e na região. “Nós não só acreditamos, como apoiamos esse sindicalismo pujante, atuante em defesa da agropecuária paranaense. Nossos produtores de vários municípios, às vezes, não conseguem entender a importância desse Sindicato para transformar o rural”, observa.

Meneguette destacou que o sindicato representa a voz do agricultor dentro das esferas políticas e é fundamental para o desenvolvimento da agropecuária. “O sindicato é a voz do homem do campo dentro dos alicerces políticos, seja na Câmara de Vereadores, seja como prefeito, defendendo os interesses dos produtores daquela região. E, juntamente a isso, nós temos o sistema SENAR, que traz o desenvolvimento, capacitação, treinamento com mais de 250 cursos que nós temos e, agora, acabamos de lançar a Assistência Técnica e Gerencial, que Fernandes                                                Pinheiro já conseguiu duas turmas, para trazer cada vez mais melhoria, capacitação e qualidade para os nossos produtores rurais da região”, acrescentou o presidente.

Foto: Cesar Delong

A primeira presidente do Sindicato Rural de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, lembrou que a ideia de criar a entidade surgiu ainda em sua gestão como prefeita, e que hoje se tornou uma realidade para os produtores, proporcionando o acesso a informações, capacitações e apoio do sistema FAEP. “E todo esse acesso de informações, de ajuda, de capacitações que tem no sistema FAEP, a gente poder trazer para o produtor rural gratuitamente, para que ele possa desenvolver melhor, produzindo mais, com menos gasto e fortalecendo a sua economia. O agricultor grande tem mais condições de buscar recursos. E o agricultor menor, médio, pequeno, a agricultura familiar, ela depende de mais apoio. Nós estamos  com o Sindicato, à disposição, muito felizes pela adesão dos produtores e queremos ajudar a fortalecer o agro do nosso município”, destacou Cleonice.

A presidente lembrou, ainda, que a diretoria foi formada de forma voluntária, reunindo jovens e mulheres comprometidos. “Acredito que nós vamos fazer um trabalho diferenciado no município, marcando aqui também o porquê veio o sindicato rural e, com certeza, os agricultores terão muito orgulho de fazer parte deste projeto”, finalizou.

Foto; Nilton Pabis

O vice-líder do Governo Estadual na Assembleia, deputado estadual Marcelo Rangel, marcou presença no evento enquanto representante do governador Ratinho Jr e destacou a importância política da fundação do sindicato para toda a região. “Sem dúvida nenhuma, uma conquista sem tamanho para Fernandes Pinheiro e para a região toda […] isso fortalece politicamente, porque quando se tem um Sindicato forte, todas as reivindicações, elas ganham corpo, elas estão organizadas”, destacou.

Fotos: Cesar Delong

Leia outras notícias