Irati PR, 19:56, 17°C

Primeira etapa da competição reuniu público, competidores de diferentes idades e forte mobilização local. Além disso, foi destinado um recurso de R$ 50 mil por meio do deputado Hussein Bakri para a estrutura do evento
Foto: Reprodução

Esther Kremer

Receba em primeira mão as notícias de Folha de Irati no seu WhatsApp!
Inscreva-se


Foi realizado em Inácio Martins a primeira etapa da Supercopa de Integração de Velocross, evento que reuniu pilotos de várias regiões do Paraná, movimentou a cidade e reforçou o esporte como ferramenta de integração, turismo e desenvolvimento local. Além disso, o deputado estadual e líder do governo na Alep, Hussein Bakri, destinou um recurso de R$ 50 mil para a estrutura do evento.


A competição foi realizada com apoio do poder público e contou com uma estrutura montada especialmente para receber atletas, equipes e público. Segundo o organizador Marcelo Shimoguiri, o evento voltou a Inácio Martins depois de um período sem provas no município e foi retomado a partir de um alinhamento entre a organização, o Governo do Estado e a Prefeitura. “A gente conseguiu montar uma estrutura aqui, está atendendo todos os pilotos, que são de várias regiões do Paraná, mais de 30 municípios participando aqui junto com a gente”, destacou.


De acordo com Marcelo, o recurso destinado por meio da Secretaria de Turismo do Paraná, por intermédio do deputado Hussein, no valor de R$ 50 mil, foi aplicado diretamente na infraestrutura do evento. Entre os itens citados por ele estão telão, queima de fogos, tendas, banheiros químicos, portal e arco de chegada, segurança e sonorização. A avaliação do organizador é de que esse tipo de incentivo tem sido decisivo para levar grandes eventos a municípios que normalmente não receberiam competições desse porte. “Esse valor é usado na infraestrutura e foi de grande importância para nós”, explicou.


O prefeito do município, Dimas Vier, participou da programação e ressaltou a alegria da administração em sediar a competição. Segundo ele, a realização da etapa foi possível graças à parceria com o governador Ratinho Junior, deputado Hussein Bakri, vice-prefeito e vereadores. “Estamos muito felizes com esse evento, foi um grande sucesso e, com certeza, mostra o potencial do município de Inácio Martins no esporte e no turismo. Estamos contentes com essa realização e, com certeza, terão outras”, disse.


A Supercopa foi estruturada com 24 categorias, contemplando desde as crianças até os pilotos sêniores, com mais de 50 anos. A premiação incluiu troféus em todas as baterias e, em algumas categorias, também prêmios em dinheiro. Já nas categorias infantis, a organização optou apenas pelos troféus. Além dos resultados imediatos, os pilotos também acumulam pontos para a classificação geral do campeonato, que será disputado ao longo de cinco etapas.


O piloto Jean Shimoguiri, de apenas 20 anos, atual campeão da Copa Sul de Motocross e da Copa Integração de Velocross. Mesmo enfrentando um momento delicado por causa de uma lesão no ombro, ele fez questão de participar da etapa em Inácio Martins. “Estou feliz e satisfeito com a minha velocidade na pista. Estou feliz com o meu desempenho. A pista ficou bem bacana e o evento também ficou bem legal”, disse.


Outro nome presente foi Alex Junior, campeão paranaense e vice-campeão brasileiro de Velocross. Na entrevista, ele contou que começou a competir aos 11 anos, com incentivo do pai, e que vem evoluindo no esporte de forma gradual, com apoio de patrocinadores desde 2016. Alex também reforçou sua ligação com a Copa Integração, da qual participa há vários anos. Ao comentar a pista de Inácio Martins, destacou o nível técnico do traçado. “A pista é bem bacana, terreno bem técnico, arenoso, mas bem bom. A gente já segue a Copa do Marcelo há um bom tempo, então estamos prestigiando mais uma vez. E também estive presente com foco de treino, focado no Campeonato Paranense, que eu estou líder na categoria 300 Pro”, relata.


Por fim, Marcelo também comentou que, no início, parte da população não compreendeu a dimensão da competição, especialmente pelo ritmo acelerado de montagem. Segundo ele, a pista foi concluída apenas na quarta-feira da mesma semana e, antes disso, o local não tinha nenhuma estrutura montada. “O evento foi visto com muitos bons olhos, tanto para o comércio, quanto para a população no modo geral. E a ideia é continuar. Agradecer também ao deputado Hussein Bakri, ao seu assessor José Maurício, à Prefeitura, nosso amigo vereador Júlio, ao prefeito Dimas e ao vice-prefeito Kutia. Todo mundo trabalhou intensamente para acontecer esse evento”, disse.

Leia outras notícias