Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 16:49, 29°C

Foram entregues 80 mudas para cada produtor
Iniciativa busca contribuições para a renda dos agricultores e a adoção de práticas inovadoras – Foto: Sthefany Brandalise

Sthefany Brandalise

Inácio Martins deu um importante passo na direção à diversificação de agricultura na última terça-feira (22), quando os produtores locais receberam cerca de 80 mudas de uva para dar início a um novo ciclo de cultivo. A iniciativa busca contribuições para a renda dos agricultores, incentivando a adoção de práticas inovadoras.

O prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, ressaltou a importância da diversificação na propriedade rural, enfatizando que essa estratégia agrega valor e oferece novas oportunidades aos produtores rurais. “Tudo que você diversifica na propriedade você agrega valor e vai aumentar a renda do produtor e, consequentemente, ele terá mais oportunidade de permanecer na propriedade com a família. E trazendo alternativas como a diversificação na propriedade, implantação de mudas frutíferas, construção de tanques de peixe para criação, ou até a agroindústria do pinhão, é um incentivo à agricultura”, disse Benato.

Marcos Aurélio Nunes Pereira, Secretário da Agricultura, comenta que a escolha dos produtores é feita de maneira democrática. “São duas variedades que foram escolhidas pelos agricultores em parceria com o IDR. O SENAR capacitou os agricultores e estamos dando início à plantação dessas em Inacio Martins. A escolha dos produtores passa por um processo bem democrático. Aqui nós temos a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, quando saiu o recurso nós divulgamos na reunião para que fossem escolhidos esses agricultores. Temos uma influência de escolher alguns agricultores por questão técnica da aptidão do agricultor, o potencial que cada um deles apresenta ou representa dentro da unidade familiar. Também, levamos em consideração aqueles agricultores que participam de programas institucionais, como o PNAE Municipal, o PNAE Estadual, que são o Programa Nacional de Alimentação Escolar”, comenta.

Vanderlei José da Rosa, extensionista rural do IDR no Paraná, explicou que a instituição está empenhada em apoiar os agricultores familiares, disponibilizando cursos. “O IDR está praticamente em todos os municípios do estado do Paraná e ele vem buscando desenvolver e apoiar os agricultores familiares. No ano anterior nós disponibilizamos um curso sobre a cultura dos cítricos e da uva, pois os agricultores não têm muito conhecimento nessa área. Por isso foi necessário fazer esse primeiro treinamento no ano passado sobre a cultura, o plantio, adubação, correção do solo”

Sebastião Alves Cabral, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) foi um dos agricultores beneficiados por essa iniciativa. Sebastião expressou a satisfação com esse momento de conquista para a agricultura local. “É um momento de conquista, porque nós aguardamos muito por esse momento e agora é um ciclo que está concluindo. Nós já temos algumas mudas que plantamos para testes, para saber qual se adaptava melhor na região”, disse.

A introdução das uvas como mais uma cultura agrícola é um reflexo do compromisso em promover o desenvolvimento rural e melhorar a qualidade de vida das comunidades locais.

Produtores recebendo as mudas:

Fotos: Sthefany Brandalise

Leia outras notícias