Irati PR, 13:38, 11°C

Viabilizada pelo Governo do Estado, a construção do Pronto Atendimento Municipal 24h e do novo Fisiocentro integram estratégia de descentralização do atendimento regional
Foto: Reprodução

LUIZA LOBO E DANIELA MELLO

Receba em primeira mão as notícias de Folha de Irati no seu WhatsApp!
Inscreva-se

A infraestrutura de saúde em Inácio Martins passou por uma transformação significativa com a autorização para a construção do novo Pronto Atendimento Municipal (PAM) 24h. Com um aporte de R$7 milhões do Tesouro Estadual, a unidade foi projetada para atuar como um pilar de descentralização dos serviços hospitalares, fortalecendo a resolutividade da rede de urgência e emergência em municípios de menor porte.

A viabilização do projeto foi resultado de uma articulação técnica e política que envolveu o Executivo Municipal e o apoio parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná. A liberação seguiu os critérios técnicos rigorosos da Resolução Sesa nº 1774/2025, garantindo que o município assumisse a condução do processo licitatório dentro dos parâmetros estaduais.

Município também investiu na renovação e ampliação da frota – Foto: Prefeitura de Inácio Martins

Para o ex- secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a implantação dessa estrutura em Inácio Martins reflete uma política de regionalização. “O pronto atendimento é uma demanda prioritária do município. Com acesso mais rápido e estratégico, ele impacta diretamente na qualidade de vida, aproximando os serviços de saúde das pessoas”, destacou.

O projeto do PAM prevê uma estrutura moderna preparada para funcionamento 24h, contando com: Salas de estabilização para suporte imediato a casos críticos, consultórios clínicos destinados ao atendimento de rotina e urgências leves, espaços de triagem para organização eficiente do fluxo de pacientes e suporte a pequenas emergências garantindo que casos de baixa e média complexidade sejam resolvidos localmente.

O prefeito de Inácio Martins, Dimas Vier, ressaltou que o município chega a uma nova fase após o período de tramitação do projeto junto ao Estado. Segundo ele, a autorização permite dar sequência ao planejamento da obra e aos investimentos em saúde no município. “Foram muitos meses de trabalho até que o projeto atendesse a todos os requisitos necessários. Agora, com essa autorização, iniciamos o processo licitatório e seguimos com os próximos passos para a execução da obra, junto a outros investimentos que já estão sendo realizados na área da saúde. Vamos trazer mais saúde e qualidade de vida para os martinenses”, afirmou.

O principal objetivo dessa configuração é evitar deslocamentos desnecessários para os hospitais da 4ª Regional de Saúde, que historicamente absorviam as demandas básicas do município. Segundo Cristiana Schvaidak, diretora da 4ª Regional, a validação da construção do PAM ocorreu após diversas etapas administrativas. “Esse é um projeto que vem sendo esperado pelo município há muito tempo, e que teve diversas etapas técnicas que precisaram ser cumpridas para que chegássemos neste momento importante. A autorização permite que o município avance para a fase de licitação e dê continuidade à execução dentro dos critérios estabelecidos” explicou.

“Vamos trazer mais saúde e qualidade de vida para os martinenses”

Dimas Vier

Recursos reforçam infraestrutura, frota e atendimento especializado 

O investimento em Inácio Martins integrou um pacote histórico de R$1,1 bilhão destinado à saúde paranaense. Além dos recursos para o Pronto Atendimento, o município foi contemplado com a implantação de um Fisiocentro Porte II, orçado em           R$1,3 milhão. Somados, os investimentos ultrapassam a marca de R$8 milhões, representando a maior reestruturação da saúde pública do município.

Paralelamente, o município também investiu de forma significativa na renovação e ampliação da frota da saúde, garantindo mais eficiência no transporte de pacientes. Foram adquiridos dois micro-ônibus (R$900 mil), duas unidades de ônibus (R$1,4 milhão), seis vans para transporte de pacientes (R$1,32 milhão), além de três ambulâncias (R$750 mil), dois veículos básicos (R$130 mil) e um veículo utilitário (R$ 100 mil). Esses investimentos fortalecem a logística do sistema de saúde, especialmente no atendimento de pacientes que necessitam de deslocamento para consultas, exames e tratamentos fora do município.

Autorização permite dar sequência ao planejamento da obra – Foto: Reprodução

Recursos também foram direcionados à melhoria da infraestrutura das unidades de saúde e à modernização dos atendimentos. A ampliação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no valor de R$250 mil, e a reforma de outra unidade, com investimento de R$550 mil, evidenciam o compromisso com a qualificação dos espaços físicos. Soma-se a isso a aquisição de equipamentos diversos R$664 mil e de equipamentos voltados à Rede de Atenção à Saúde (RAS), que receberam aporte de R$950 mil, garantindo melhores condições de trabalho aos profissionais e mais qualidade no atendimento prestado à população.

Leia outras notícias