Ana Mattos
No mês de fevereiro, o município de Inácio Martins recebeu o programa Saúde na Escola (PSE), uma iniciativa que visa promover a integração entre as áreas da educação e da saúde, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos. O programa tem como foco ações de prevenção e cuidados básicos de saúde no ambiente escolar.
O Programa Saúde na Escola foi instituído em 2007 pelo Governo Federal, as ações previstas pelo PSE, destaca-se em atividades que vão desde a atualização da caderneta de vacinação até ações voltadas à saúde bucal, alimentação saudável e prevenção de doenças. Essas atividades são desenvolvidas em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação, com o apoio de profissionais da saúde, como dentistas e enfermeiros.

Em Inácio Martins, a implementação do programa ganhou destaque recentemente com a aquisição de kits de higiene oral para os alunos da rede pública de ensino. A aquisição desses kits foi possibilitada pelo repasse financeiro estabelecido pela Portaria GM/MS nº 4.636, de 28 de junho de 2024, que orienta a distribuição de materiais de higiene bucal para os estudantes. Cada kit é composto por creme dental, fio dental e escova, elementos essenciais para a manutenção da saúde bucal, e visa incentivar bons hábitos desde a infância.
Ismary Llanes Casanas, Secretária de Saúde, explica que o Programa Saúde na escola é uma política do ministério da saúde que visa a intersetoridade entre Educação e Saúde, proporcionando acesso à saúde dentro do ambiente escolar. “Em Inácio Martins temos quatro escolas aderidas ao programa. Entretanto, está aberto o prazo de adesão até 21 de março, onde em conversa com a Secretaria de Educação e o Núcleo Regional serão selecionadas as escolas onde serão realizadas as ações nos próximos 2 anos”, diz Ismary.
Além dessa ação específica, o PSE também prevê a realização de outras atividades de prevenção, promoção e atenção à saúde dentro das escolas. A intenção é que as escolas não apenas transmitam conhecimento acadêmico, mas também se tornem espaços de formação integral para os alunos, englobando sua saúde física e mental.