Irati PR, 23:48, 19°C

Entrega do equipamento em Imbituva marca início da implantação do Tele-ECG na 4ª Regional de Saúde, com laudos emitidos em até 10 minutos para casos urgentes
Entrega foi realizada na tarde do dia 06 pela 4ª Regional de Saúde. Foto: Reprodução 4ª Regional de Saúde

Leticia H. Pabis

A Unidade Básica de Saúde Kely Cristina Menon Moleta, em Imbituva, passou a contar com um novo recurso voltado ao diagnóstico precoce de doenças cardíacas. A 4ª Regional de Saúde realizou a entrega do equipamento Bionet CardioCare 2.000 na quarta-feira (06), que será utilizado no serviço de Telediagnóstico em Eletrocardiograma (Tele-ECG), estratégia do Ministério da Saúde que também conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.

A iniciativa está sendo implantada nos municípios que compõem a 4ª Região de Saúde. Segundo a chefe da 4ª Regional, Cristiana Schvaidak, esta é a etapa inicial da implantação do sistema. “Nós iniciamos a entrega dos eletrocardiogramas e do sistema que vai laudar eletrocardiogramas na nossa região. Então, quais são os municípios que inicialmente eles foram beneficiados? Eles fizeram uma adesão: o município de Imbituva, o município de Rio Azul, Rebouças e Irati.”

Os municípios que aderiram ao programa receberam um aparelho de eletrocardiograma e o acesso ao sistema responsável pela emissão dos laudos. De acordo com Cristiana, o programa é custeado pelo Ministério da Saúde, que também arca com os laudos emitidos. Já a aquisição dos equipamentos e a capacitação dos profissionais ficaram sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde, através do secretário Beto Preto.

Os exames realizados nas unidades de saúde são enviados por teleatendimento para a Universidade Federal de Minas Gerais, onde uma equipe de cardiologistas faz a análise. O laudo de exames classificados como urgentes é emitido em até dez minutos. “Em casos mais graves, a própria equipe de cardiologistas desliga para a unidade de saúde para passar o laudo”, explicou. Exames considerados eletivos têm o resultado liberado em até duas horas.

Com o novo sistema, o município busca qualificar o atendimento da Atenção Primária à Saúde. A proposta é reduzir o tempo de espera pelos laudos de ECG e agilizar a condução clínica dos pacientes, principalmente em situações que demandam resposta rápida. “Isso é levar a saúde mais perto das pessoas. É tão importante essa questão da telesaúde, do teleatendimento. Possibilita que a pessoa não precise ir longe para fazer o eletrocardiograma. Ele é feito já ali na unidade de saúde e sem custo nenhum”, afirmou a chefe da 4ª Regional.

O serviço de telediagnóstico é mantido com recursos do Ministério da Saúde. O município não arca com custos adicionais para utilizar a plataforma ou emitir os laudos. Cabe às equipes locais garantir a estrutura necessária para a realização dos exames, incluindo o funcionamento dos equipamentos, a conectividade com a internet e a presença dos profissionais de saúde habilitados.

Ao longo dos próximos dias, a iniciativa será ampliada aos demais municípios da 4ª Regional, como Rio Azul, Rebouças e Irati. Com novo equipamento entregue, laudos são emitidos por tele atendimento em tempo hábil. Foto: Reprodução 4ª Regional de Saúde

Leia outras notícias