Kauana Neitzel
A equipe da Secretaria Municipal de Educação de Imbituva realizou a distribuição de vagas do Concurso Público e a acolhida dos novos profissionais para Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Fundamental, na quinta-feira (29) e sexta-feira (30). Serão mais de 100 professores contratados.
Nestes dias, também, foi realizada a acolhida dos novos professores. A Secretaria organizou o evento de distribuição de vagas atendendo todos os quesitos quanto ao levantamento destas vagas, remanejamento antecipado priorizando os docentes com mais tempo de serviço.
Durante a ação foi realizada a assinatura do “Termo de Ciência”, documento este contendo várias informações sobre as atribuições da docência conforme descrito no Plano de Carreira vigente. “Finalizamos com uma calorosa salva de palmas desejando boas-vindas a cada grupo, assim como assinatura da ata na qual foi descrita minuciosamente todos os trâmites desta distribuição. Desejamos, novamente, muito sucesso e sejam muito bem-vindos ao grupo de educadores do município de Imbituva”, contou a secretária de Educação, Veranice Eliane Schlender.
A secretária informou que das vagas iniciais do Concurso serão chamas 80 professores para o Ensino Fundamental, oito para a área de Educação Física e mais 22 professores para Educação Infantil. Agora, a Secretaria está na terceira chamada. Os trâmites do Concurso se iniciaram quando o vice-prefeito Zaqueu Bobato estava à frente da Educação, passando a missão para Veranice.
O prefeito de Imbituva, Celso Kubaski, conta que este já era um plano da Gestão, visto que, atualmente, muitos professores são contratados via Processo Seletivo Simplificado (PSS). “Ao longo do tempo foi preciso fazer PSS para suprir as vagas e muitos professores com turno suplementar. Então fizemos o Concurso Público para a efetivação de professores, aos poucos, assim que estão sendo vencidos os contratos do PSS nós estamos efetivando os professores e professoras. está é uma carência do município, além do investimento na carreira é uma necessidade de substituição dos PSS que estão em vigor”, explica.