Ana Mattos
O município de Imbituva completou 154 anos de emancipação política no dia 03 de maio e, para celebrar a data, a administração municipal preparou uma ampla programação que teve início no feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, e se estendeu até o domingo (04).
Em seu terceiro mandato como prefeito, Bertoldo Rover, que reassumiu a gestão após um período afastado, destacou o significado da retomada desse momento de celebração para a população. “Esse é um evento que a população merece. Não é só trabalhar, é também celebrar, abraçar a cidade e valorizar quem vive aqui. A festa representa um gesto de gratidão e reconhecimento ao povo trabalhador de Imbituva”, declarou o prefeito. Ele também ressaltou que, mesmo com poucos meses à frente da atual administração, não mediu esforços, junto com sua equipe, para viabilizar a realização da festa.
Um dos pontos altos da programação foi o show nacional com o cantor Michel Teló, realizado na noite de sexta-feira (2), na praça central. A apresentação atraiu milhares de pessoas e consolidou o evento como um dos maiores já realizados nos últimos anos. Além do show principal, outras atrações culturais, atividades para crianças, apresentações artísticas e espaços de lazer deram um clima de festa para todas as idades.
Entre os presentes, o clima era de celebração e nostalgia. “Está muito legal, muito divertido. Todo mundo está curtindo bastante”, comentou uma jovem espectadora, acompanhada da mãe. Para ela, que se considera fã do artista desde os tempos mais tradicionais, assistir ao show em sua cidade foi motivo de emoção. “Eu gosto bastante, acompanho o Michel Teló há um tempinho já. Quem lembra da época do Tradição sabe o quanto esse momento é especial”, afirmou.
Representando o estado há quase um ano, Sabrina, atual Musa do Paraná, se prepara para passar a faixa em julho, encerrando um ciclo que considera marcante. “É uma responsabilidade grande. Semana passada mesmo estivemos em um evento nacional em Santa Catarina, onde o Paraná foi um dos estados premiados. Poder representar essa força, especialmente aqui em Imbituva, tem um valor ainda mais especial”, afirmou.
Jeep Cross agitou o fim de semana
Outro destaque da programação foi o retorno da etapa do Campeonato Brasileiro de Jeep Cross, promovido pelo Jeep Club de Imbituva. A competição, considerada uma das mais importantes do calendário nacional do esporte, reuniu competidores de diversas regiões do país e também do exterior, como representantes do Paraguai. Estiveram presentes equipes do Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, entre outros.
Johnny, presidente do Jeep Club, e Joelson, diretor de prova, destacaram a importância do apoio da prefeitura para o sucesso do evento e lembraram que a pista de Imbituva é uma das mais técnicas e elogiadas do circuito. “Nosso município tem tradição no off-road e ver essa energia de volta, com pilotos e famílias inteiras participando, é motivo de orgulho”, afirmou Johnny.
“É um campeonato que está todo ano evoluindo. Ficamos um tempo pouco fora das etapas, mas, graças a Deus, graças ao apoio da prefeitura desse ano, do prefeito Bertoldo Rover, ele nos apoiou para trazermos de volta a etapa”, ressalta Joelson.
A competição envolveu diversas categorias, como Jeep, Stock, Graduado e Monster, e movimentou fortemente o turismo local. Com a grande procura, hotéis e pousadas ficaram lotados, e muitas equipes precisaram ser acomodadas em chácaras e casas de moradores, fortalecendo o vínculo entre comunidade e visitantes. Restaurantes e comércios também registraram aumento expressivo nas vendas, evidenciando o impacto econômico positivo da festividade.
Valorização comunitária
Além das provas na pista, os amantes da aventura puderam participar de uma trilha rural de aproximadamente 90 quilômetros, que cruzou áreas do interior de Imbituva. A atividade reforçou a conexão entre o esporte, o meio ambiente e as comunidades rurais.
O presidente da Câmara de Vereadores, Anderson Neiverth, também prestigiou a comemoração e parabenizou a cidade pelo aniversário. “Imbituva merece essa festa. É um momento de união, alegria e valorização da nossa história. Estamos felizes em ver a cidade viva, cheia de gente e com a autoestima elevada”, comentou o vereador.