Sthefany Brandalise, com informações da Diocese de União da Vitória e da PM
Nesta segunda-feira (10), a igreja Matriz São Mateus, de São Mateus do Sul, foi vítima de um ato de desrespeito e intolerância religiosa. Segundo informações de um dos padres da paróquia, o vandalismo aconteceu no horário do meio dia.
O suspeito, de 35 anos, foi preso na tarde do mesmo dia do crime. De acordo com as investigações, o criminoso foi identificado após furtar um aparelho celular de um estabelecimento comercial do município.
Segundo informantes, a igreja sempre fica aberta nesse horário, para que as pessoas da comunidade possam entrar e rezar. Então, o suspeito entrou na igreja e fechou a porta, para que ninguém visse os atos de vandalismo.
Após escutarem o barulho, foram para o local onde ficavam as imagens, e viram o que aconteceu. No total, 28 imagens foram quebradas, incluindo as imagens da sala dos santos, do batistério, a imagem do Sagrado Coração de Jesus e da Padroeira Nossa Senhora da Assunção. O Sacrário onde fica Jesus Eucarístico não foi violado, e as imagens do Anjos não foram danificadas.
O Bispo da Diocese de União da Vitória, Dom Walter Jorge, fez um comunicado oficial por meio de nota pública pelo lamentável ocorrido. “Apesar de nossa profunda tristeza pelo ocorrido, nossa fé cristã nos faz ver além, pois somos inspirados pelo Mestre Divino, Jesus Cristo, que venceu o mal em sua raiz ao não reagir com ódio nem mesmo diante da morte. Certamente podem ser muitas as causas que levaram a pessoa que profanou nosso templo em São Mateus do Sul a ter feito o que fez, até mesmo um ato de pura insanidade. Mas, no contexto atual, temos que nos alertar para o fato de que possam existir motivações cujo objetivo é espalhar o medo e os conflitos no meio da sociedade”, disse.
A cidade de São Mateus do Sul – PR tem três paróquias, e a paróquia São Mateus é a mais antiga do município, fundada em 1926.