Irati PR, 05:31, 17°C

Grupo da Melhor Idade participou de passeio até a cidade Morretes e celebra conquistas esportivas que fortalecem o convívio social e a valorização da pessoa idosa
Foto: Assessoria

Karina Ludvichak, com informações assessoria

O mês de outubro foi marcado por momentos de emoção, aprendizado e celebração para os integrantes do Grupo da Melhor Idade do CRAS de Guamiranga. No dia 10, as participantes embarcaram em uma viagem de trem até a cidade histórica de Morretes, em um passeio repleto de paisagens deslumbrantes, cultura e convivência. A atividade fez parte do Projeto Viaja Mais 60, uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI), liderada pela secretária Leandre Dal Ponte.

O projeto tem como objetivo promover o bem-estar, a valorização e a autonomia da pessoa idosa, oferecendo experiências significativas que reforçam o direito ao lazer e à convivência social. “Momentos como esses são extremamente importantes. Essa iniciativa do Estado trouxe mais autonomia para os nossos idosos e a oportunidade de conhecerem lugares que talvez não tivessem acesso de outra forma, reforçando a política estadual pautada na garantia dos direitos da pessoa idosa”, destacou a secretária municipal de Assistência Social e de Políticas para Mulher, Pessoa Idosa e Igualdade Racial, Márcia Schaiane de Lima.

Entre as participantes, a emoção foi a marca do passeio. “A viagem foi muito especial. Pude conhecer lugares que jamais imaginei conhecer. Estava tudo perfeito! A viagem, a companhia, a comida. Agradeço ao governador, à dona Leandre, ao prefeito e ao vice-prefeito por essa oportunidade”, relatou a participante da terceira idade Leia Herdmann.

A atividade também simbolizou a importância da parceria entre Estado e Município na promoção do envelhecimento ativo e saudável, fortalecendo vínculos e incentivando o convívio social entre os participantes. “Mais do que uma viagem, foi um momento de troca, alegria e valorização da vida”, concluiu Márcia Schaiane.

Mas as conquistas da Melhor Idade de Guamiranga não pararam por aí. O Grupo Ativa Idade, formado por participantes do programa de esportes adaptados para pessoas com 60 anos ou mais, representou o município na Série Prata dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDO), realizados em Guaratuba, entre os dias 1º e 6 de outubro. A delegação, composta por 18 idosos, participou nas modalidades de vôlei de areia e dominó, demonstrando alegria, integração e espírito esportivo.

O grupo, criado neste ano, já reúne mais de 30 participantes que se encontram semanalmente para a prática de esportes adaptados, em uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo, Indústria e Comércio. Durante o evento, Guamiranga recebeu o certificado de presença e foi reconhecida como “Município Amigo da Pessoa Idosa”, reforçando o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas à inclusão, saúde e bem-estar da população idosa.

De acordo com o secretário de Saúde, Lucas Jheimes, o programa Movimenta Guamiranga, desenvolvido pela Secretaria de Saúde, atende aproximadamente 150 pessoas e tem sido fundamental para preparar os idosos fisicamente, combatendo o sedentarismo e retardando o envelhecimento por meio de exercícios e atividades adaptadas. “Com uma base sólida de saúde e condicionamento, a transição para os esportes adaptados do JIIDO foi facilitada, fortalecendo o trabalho conjunto com a Secretaria de Esportes”, destacou.

Para a professora de Educação Física, Daline Machula, o desempenho dos idosos de Guamiranga é inspirador. “A jornada da delegação é um exemplo de como o esporte pode ser um catalisador de qualidade de vida e transformação social na terceira idade. A experiência deles nos jogos mostra que energia e capacidade de superação não têm idade”.

Com essas ações, Guamiranga reafirma seu compromisso com a valorização da pessoa idosa, oferecendo não apenas lazer e esporte, mas também oportunidades de aprendizado, saúde e integração.

Leia outras notícias