Sistema FAEP
A oitava e última edição do Ideathon do Sistema FAEP em 2025, realizada dia 1°, em Irati, na região Sul, debateu a agenda climática e os desdobramentos no meio rural. Na ocasião, 50 estudantes de cinco colégios agrícolas foram desafiados a encontrar soluções acerca do tema: “Como o produtor rural pode se preparar para enfrentar os desafios climáticos, garantindo a viabilidade econômica, a produtividade e a competitividade da sua atividade no campo?”.
Durante o evento, estudantes dos municípios de Irati, Pinhais, Matheus do Sul, Cruz Machado e Rio Negro, foram divididos em 10 equipes, de cinco participantes. A partir da orientação de mentores, professores e especialistas do Sebrae-PR, cada grupo apresentou um projeto como resposta ao problema proposto. Os três melhores trabalhos foram premiados com troféus e medalhas, assim como em edições anteriores.
“Nosso principal objetivo com essa iniciativa é desenvolver e estimular os jovens estudantes a se colocarem no papel de agentes de transformação para que, futuramente, possam contribuir efetivamente na solução dos dilemas do agro”, afirma o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette. “Ao longo das oito edições deste ano, diversas ideais e projetos foram apresentadas, demostrando que os estudados do colégios agrícolas estão conectados com a realidades do meio rural”, complementa.
Para Anderson Sartorelli, técnico do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP, a última edição foi marcada pela proatividade dos estudantes e a integração entre os colégios. “Foi possível perceber que os participantes tinham um perfil de quem realmente queriam colocar a mão na massa e encontrar a melhor solução para a temática proposta”, afirma.
Vencedores vão se reunir em Curitiba
Alinhado com o compromisso do Sistema FAEP com a formação de jovens protagonistas do agronegócio, todos os vencedores das oito edições vão se encontrar em Curitiba. No dia 11 de novembro, o evento vai reunir 120 estudantes. O objetivo da ação é reconhecer as soluções premiadas, com foco na adaptação dos produtores às mudanças. Na programação estão previstas visitas a espaços de inovação e pontos turísticos da capital paranaense.
Confira os vencedores de Irati
1º lugar

Equipe 1 – CEEP de Cruz Machado
- Cleison Ivan Wendt
- Gabriel Fudal
- Jéssiva Karine Palamar
- Letícia Zay
- Lucas B. Arndt
Resumo do projeto: Um aplicativo para avisar os produtores rurais sobre as condições do clima e os riscos de praças e doenças agrícolas usando dados locais. Esses dados seriam atualizados duas vezes ao dia, e seriam coletados pelas estações climáticas da região. O aplicativo funcionaria como um auxiliar do produtor, dando previsibilidade na tomada de decisões.
2º Lugar

Equipe 8 – CEFEP de Irati
- Mayara Bomfim Ortiz Ferreira
- Sheron Rayane Alves Ferreira
- Laura Maria De Souza Costa
- Sofia Eduarda Fernandes
- Matheus Kurzydlowski
Resumo do projeto: O aplicativo auxiliaria o produtor na prevenção de mudanças climáticas bruscas, como estiagens e enchentes. No app, o produtor teria o perfil da sua propriedade cadastrado e onde ela está localizada. Dessa forma, o app notifica a previsão de tempo e futuras mudanças bruscas no clima. O app também pode indicar os melhores fornecedores de insumos necessários para o cultivo dos produtos da propriedade do produtor.
3º Lugar

Equipe 9 – CEEP de Pinhais
- Amanda Fialho Pavani
- Carlos Luis Bonierski
- Isabela de Souza Prado
- Fernanda da Silva Riba
- Larissa da Silva Nogueira
Resumo do projeto: O site organizaria a comercialização de plantas atrativas para atrair abelhas polinizadoras e aluguel de colmeias. Isso melhoraria a polinização natural, aumentando a produtividade e diminuindo o custo do produtor rural.