Irati PR, 20:47, 13°C

Evento destaca o protagonismo feminino no meio rural e promove palestras, reflexões e vivências voltadas ao fortalecimento das produtoras
Banner: Divulgação

Karina Ludvichak e assessoria

Guamiranga se prepara para sediar, na próxima quarta-feira (15), o V Encontro de Mulheres Rurais do município, que neste ano tem como tema central “Ciclos que Curam, Recomeços que Transformam!”. A iniciativa é promovida pela Comissão de Mulheres do Sindicato Rural de Guamiranga em parceria com o Sindicato Rural local, e promete ser um momento de reflexão, aprendizado e inspiração.

De acordo com Andreia Antrosko, coordenadora da Comissão de Mulheres, o encontro busca “celebrar a luta das mulheres no meio rural, a busca constante do protagonismo feminino neste segmento, além de oportunizar um momento de formação, informação, partilha e aprendizado, para mostrar a importância da construção de um futuro com mais igualdade, liderança, compreensão e união junto aos desafios do dia-a-dia”. Ela explica que a proposta é construir “uma sociedade mais justa, mais humana e mais acolhedora”.

A programação conta com palestras inspiradoras, como “A Dinâmica do Perdão!”, ministrada pela Dra. Maria Aparecida Rabaiolli, e “Jornada Feminina entre Fé, Trabalho e Esperança!”, apresentada por Cristiane Tabarro Borgo. Além disso, haverá uma atividade interativa com a educadora física Daline Machula, intitulada “Mova-se, Mude e Inspire!”, e a palestra show “Mulheres Rurais: Conhecimento e Transformação!”, conduzida por Deivid Freitas.

O encontro será realizado no Salão Paroquial da Paróquia Menino Jesus, localizado na Av. 16 de Novembro, 52, com início às 13h. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de outubro, por meio do link https://forms.gle/aCGvQcmnrn7wp2JM9 ou pelo perfil do Instagram @comissaomulheressrguami.

Já na 5ª edição, além das palestras e dinâmicas, o evento também é um espaço para a troca de experiências e fortalecimento das redes de apoio entre as participantes. A expectativa é reunir dezenas de produtoras rurais de diferentes comunidades, reafirmando o papel essencial da mulher no desenvolvimento do campo e na sustentabilidade das propriedades familiares.

Ao final do encontro, as participantes podem compartilhar histórias e vivências, reforçando a importância da união feminina como ferramenta de transformação social.

Leia outras notícias