Karina Ludvichak
Neste mês, Guamiranga está recebendo os serviços prestados pela Patrulha Rural. A Audiência Pública para a adesão do programa foi feita no início deste ano, no Centro de Treinamento dos Agricultores (CTA). O projeto é elaborado pelo Conder, em parceria com a Amcespar e o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB).
Há cerca de 20 dias os trabalhos foram iniciados na região e devem contemplar cerca de 20 km de estradas rurais. O prefeito do município, Marcelo Leite, comenta que os trechos foram escolhidos em parceria com a secretária de Agricultura, CMDR e presidentes das associações e agricultores para decidir as localidades que seriam priorizadas. “A readequação foi feita nas localidades com acesso as propriedades rurais, priorizando o produtor” explica Leite.
Os trechos beneficiados são: estrada do Cerrinho e Pico do Amor, ambos da comunidade de Água Branca, com alcance de 7 km as duas; estrada principal que dá acesso a comunidade de Rio Bonito, na saída da BR-373, contemplado com 5 km; estrada principal de Queimadas, com 5 km e um trecho na comunidade de Barreiro, com 3 km.
“A população ganha muito com isso, principalmente por ter uma estrada boa para trafego”, concluí Leite.
O prefeito disse que os trabalhos estão indo muito bem e que isso ajuda o município a economizar, e destaca, também, que a última vez que o município recebeu a Patrulha foi em 2014. “O serviço está excelente, acontecendo dentro do esperado e o tempo está ajudando, pois precisa de um clima favorável para fazer esse serviço”.
A Patrulha Rural funciona desde 2017, através do Programa de Adequações das Estradas Rurais, junto à Seab, agente fiscalizador do programa.
Diorgenes Ditrich, coordenador técnico da Patrulha Rural da Amcespar/Conder, comenta que para implantar o programa é necessário atender os elementos técnicos, ou seja, a elaboração do projeto, onde consta levantamentos in loco dos trechos definidos junto ao Conselho Municipal e validado em audiências Públicas. “O programa inclui todos os municípios da Amcespar, porém, a participação de todos tem um critério opcional de cada prefeito, atualmente, participam oito municípios da região e devido a sua repercussão sobre os trabalhos diferenciados, São Mateus, está incluso no programa”, explica o coordenador.
Segundo o coordenador, o programa, envolve 10 equipamentos, sendo: quatro caminhões (entre eles um caminhão comboio do Diesel); uma escavadeira hidráulica; duas retroescavadeira; uma motoniveladora (patrola); um rolo compactador e uma esteira. A Patrulha conta com o aporte do município e complementa os trabalhos. Ao todo, o projeto possui dez operadores “com vasta experiência”, destaca Ditrich.
“Devemos salientar, que a Patrulha Rural (Conder /Amcespar), é considerada, em evidência, como uma das melhores do Paraná, pois isso se deve ao resultado dos bons trabalhos, que já é reconhecido pela comunidade”, finaliza Diorgenes.