Assessoria
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Políticas para Mulher, Pessoa Idosa e Igualdade Racial, por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), realizou no mês de junho o evento Junho Violeta, uma importante ação de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. A mobilização faz parte da campanha nacional instituída pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho.
O evento contou com a participação de idosos atendidos pelos serviços socioassistenciais, lideranças dos grupos da pessoa idosa do município e profissionais da rede de proteção e comunidade em geral. Foram promovidas palestras educativas, rodas de conversa e dinâmicas de grupo, com foco na valorização da pessoa idosa, seus direitos e formas de denúncia em casos de violação.
Durante a abertura, a secretária Municipal de Assistência Social, Marcia Schaiane de Lima , destacou que “falar sobre violência contra a pessoa idosa é romper o silêncio e garantir o respeito, a dignidade e o envelhecimento com direitos. É dever de todos proteger nossos idosos”.
As atividades foram desenvolvidas pelas técnicas de referência do CREAS: Hellen Carine Pontarolo (psicóloga) e Viviane Copack Becher (Assistente Social).
A roda de conversa foi disponibilizada pelo assistente social Nilson Roberto Taques, que trouxe uma fala sobre exploração financeira.
O evento contou com a colaboração da educadora física Daline Machula, que explicou sobre a importância da atividade física nessa fase da vida.
O Junho Violeta reforça a importância do enfrentamento às diversas formas de violência, como a negligência, abandono, abuso financeiro, psicológico e físico. A campanha busca ainda sensibilizar famílias, profissionais e toda a sociedade para o cuidado, a escuta ativa e a promoção de uma cultura de paz.
Em caso de suspeita ou confirmação de violência contra idosos, denuncie: disque 100 ou procure o CRAS/CREAS do município.



