Karina Ludvichak e AEN
As ações da Secretaria de Saúde em Paulo Frontin para a doação de sangue em 2025 já iniciaram e, na última sexta-feira (31), 18 doadores cadastrados no município contribuíram com a campanha e podem ajudar 72 pessoas. A doação de um único doador pode beneficiar até quatro pacientes.
Através das redes sociais, a atual gestão municipal de Paulo Frontin destacou a importância da campanha. “Começamos o ano salvando vidas! Na primeira doação de sangue de 2025, agradecemos a todos os doadores que fazem a diferença em nosso município”, declara a nota publicada no Facebook da prefeitura.
Comandada pela secretária Lorena Soares, candidata a vice-prefeita de Mallet nas eleições 2024, a Secretaria de Saúde conta com um total e 291 pessoas cadastradas no sistema que podem participar das ações promovidas pela pasta ao longo do ano.
COMO SER UM DOADOR
Para ser um doador de sangue, o Hemepar adota critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para avaliar candidatos que se encontram aptos a doar sangue. Acesse o link: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Criterios-para-doacao-de-sangue e saiba quais as condições de saúde adequadas para ser um doador.
Caso a pessoa esteja entre os que reúnem as condições necessárias para se tornar um doador e quer prestar este ato de solidariedade e cidadania, procure uma das unidades de coleta da Rede Hemepar.
Para doar sangue é obrigatório apresentar documento oficial com foto, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, número do RG e/ou CPF.
Para mais informações, acesse o link: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue e saiba quais as etapas para a doação de sangue.