Assessoria da Sintropas e Esther Kremer
A greve do transporte coletivo em Irati foi suspensa nesta quinta-feira (06), após a regularização dos pagamentos de salários, 13º e dos benefícios dos trabalhadores. A paralisação, que teve início no último dia 27, foi motivada pelos atrasos salariais dos 22 motoristas e cobradores da empresa Transiratiense.
Durante uma audiência de conciliação realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na tarde desta quinta-feira, ficou acordado que a empresa terá um prazo de 20 dias para comprovar o depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) referente aos últimos seis anos, que não havia sido efetuado. Ainda, segundo o sócio administrador da empresa, Sergio Ricardo Zwar, há saldo o suficiente para realizar os pagamentos dos próximos meses.
O movimento grevista foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Passageiros (Sintropas). Com a retomada do serviço, os usuários do transporte coletivo voltam a contar com os ônibus normalmente.
A situação do FGTS ainda segue sob acompanhamento, e os trabalhadores aguardam a comprovação dos depósitos dentro do prazo estipulado pela Justiça do Trabalho. Caso a exigência não seja cumprida, novas medidas podem ser adotadas pelo sindicato e pelos órgãos competentes.