Irati PR, 23:17, 15°C

Com novos hospitais, ambulatórios, prontos atendimentos, clínicas, equipamentos e renovação de frota, municípios avançam na descentralização e melhoria dos serviços
Foto: Print vídeo Agência Estadual de Notícias

Esther Kremer

Receba em primeira mão as notícias de Folha de Irati no seu WhatsApp!
Inscreva-se

A região vive um dos mais importantes ciclos de investimentos em saúde de sua história recente. Em diferentes municípios, obras estruturantes, ampliação de unidades, reformas, aquisição de equipamentos e renovação da frota vêm alterando de forma concreta a capacidade de atendimento da rede pública. O que antes, em muitos casos, significava deslocamento constante para centros maiores, estruturas improvisadas ou atendimento fragmentado, começa a dar lugar a uma lógica mais moderna de regionalização, integração de serviços e fortalecimento da atenção local.


Com a grande maioria dos investimentos sendo viabilizados através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por intermédio do deputado federal e ex-secretário da pasta, Beto Preto, além das articulações do deputado Hussein Bakri, que foi de extrema importância para a destinação dos recursos aos municípios.

AME de Irati vai trazer mais conforto para pacientes e profissionais, além de economia e modernidade – Foto: Esther Kremer


Para o deputado Beto Preto, os avanços mostram que “a descentralização da saúde é garantir que o atendimento chegue mais perto de quem precisa, com qualidade e dignidade. Em Irati e em toda a região, estamos fortalecendo hospitais, ambulatórios e clínicas, reduzindo distâncias e salvando vidas. Esses investimentos mostram que é possível regionalizar com eficiência, levando estrutura e resolutividade para cada município. Nosso compromisso é continuar aproximando a saúde das pessoas”, comenta.


Segundo a diretora da 4ª Regional de Saúde, Cristiana Schvaidak, que também ajudou na articulação para melhorias em diversos municípios. “São mais de R$ 200 milhões investidos na saúde dos nove municípios da nossa regional nos últimos anos, atendendo uma população de cerca de 170 mil pessoas, sendo que mais de 90% depende do SUS. Esses recursos fazem diferença na organização da rede. Estruturas como o Hospital de Imbituva, o PAM de Inácio Martins e o AME de Irati ajudam a melhorar o fluxo de atendimentos e dar mais resolutividade para os municípios”.


AME EM IRATI
Irati é, hoje, um dos exemplos mais evidentes desse novo momento. A entrega do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) torna a cidade polo regional de diagnóstico e orientação terapêutica para a região sudeste do Paraná. Com investimento superior a R$ 20 milhões, a unidade foi projetada para concentrar consultas especializadas e exames em um único espaço. A gestão ficará sob responsabilidade do CIS/Amcespar, que atende nove município da Amcespar.


Os serviços ofertados pelo CIS serão mudados para o novo prédio assim que os trâmites legais forem finalizados, incluindo a licitação de mobiliários. O Consórcio atende uma média de 400 pacientes por dia.


A importância do AME não está apenas em sua estrutura física moderna, mas na racionalidade administrativa que ele inaugura. A nova sede substitui imóveis locados e concentra serviços como o próprio ambulatório, o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). “Os pacientes terão mais conforto, os profissionais e também vai gerar economia para os municípios, que não vão arcar com o custo do aluguel. O que muda realmente é essa economicidade e a modernidade, o conforto, um atendimento mais humanizado”, explica o presidente do CIS, Bertoldo Rover.

“A região não está apenas recebendo prédios e veículos, está recebendo a oportunidade de reorganizar seu futuro em saúde”

Leandro Jasinski


Além disso, Irati também recebeu R$ 7 milhões para a implantação do novo Pronto Atendimento Municipal (PAM), estrutura pensada como porta de entrada para urgências na área central da cidade. “Nós agradecemos e reconhecemos o apoio do governador Ratinho Junior que tem esse olhar voltado para os municípios, que visa a descentralização da saúde. A população merece ser cada vez melhor assistida na área da saúde, recebendo tratamento de qualidade e com conforto”, comenta o prefeito de Irati, Emiliano Gomes.


A secretária de Saúde do município, Daniela Raffo, diz que “a entrega dos veículos, o PAM, o AME, todas as melhorias representam, mais do que a ampliação de frota ou estrutura, representa mais cuidado, mais acesso e mais agilidade no atendimento à nossa população. Esse é o resultado de um trabalho sério, comprometido com a boa aplicação dos recursos públicos e com a melhoria contínua dos serviços de saúde”.


HOSPITAL DOUTOR PAULO FORTES
Na região, São Mateus do Sul também se torna referência hospitalar de maior porte. A nova sede do Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes, entregue com investimento superior a R$ 21 milhões, passará a operar como polo central de atendimento, atendendo cerca de 68 mil pessoas.


Com 62 leitos, ampliação da UTI, centro cirúrgico, centro de diagnóstico por imagem e uma ala de maternidade com modelo PPP (Pré-Parto, Parto e Pós-Parto), o hospital passa a reduzir deslocamentos para grandes centros e reforça a política de regionalização da saúde.

Hospital de São Mateus do Sul vai levar mais dignidade no tratamento
– Foto: Roberto Dziura Jr/AEN


A prefeita Fernanda Sardanha comentou que a entrega foi um marco para o município. “Minha gratidão ao governador Ratinho por olhar com carinho para nossa cidade e atender nossas demandas. Agora contamos com um espaço moderno, preparado para acolher melhor as famílias, fortalecer a saúde pública e ampliar atendimentos. O Hospital Dr. Paulo Fortes é do povo são-mateuense”.


HOSPITAL MUNICIPAL DE IMBITUVA
Outro município que vive transformação profunda é Imbituva, onde a construção do novo Hospital Municipal representa um dos maiores investimentos em saúde pública de sua história. A obra, orçada em R$ 28,3 milhões, terá 48 leitos, centro cirúrgico para procedimentos de pequeno porte e salas de diagnóstico por imagem. “Além de um processo histórico para a cidade, teremos a maternidade, permitindo que os imbituvenses voltem a nascer em nossa cidade”, diz o prefeito Bertoldo.


Além disso, o município soma investimentos expressivos em enxoval hospitalar, Fisiocentro, reforma de UBSs, compra de equipamentos, além de uma forte ampliação da frota.


Em Rio Azul, um grande fortalecimento de uma estrutura já consolidada é o Hospital de Caridade São Francisco de Assis. A unidade filantrópica recebeu cerca de R$ 7 milhões para reforma integral e ampliação. Rio Azul também recebeu investimentos em atenção básica, com reforma e ampliação de UBSs, implantação de clínica de fisioterapia, construção de nova unidade na Invernada e renovação de frota.


A secretária da pasta, Elaine Pacanaro, comentou sobre o momento que a cidade vive na área de saúde. “Estamos vivendo um momento histórico para a saúde de Rio Azul. Graças a um trabalho intenso de gestão. Está sendo viabilizado um pacote de investimentos de aproximadamente R$ 5 milhões. Esse montante, vindo de emendas parlamentares, está sendo aplicado onde a população mais precisa”, comenta.


Há municípios em que o avanço na saúde aparece na descentralização da urgência e na melhoria do transporte sanitário. Em Fernandes Pinheiro, há recursos para uma Unidade Mista de Saúde 24 horas, vans para pacientes, reformas, equipamentos e outras melhorias. Em Inácio Martins, o novo PAM 24h, de R$ 7 milhões, e o Fisiocentro Porte II, de R$ 1,3 milhão, se somam a reformas e ampliações de UBSs, compra de equipamentos e reforço da frota com ônibus, micro-ônibus, vans e ambulâncias.

Imbituva terá ala de maternidade com o novo Hospital Municipal – Foto: Igor Jacinto /Vice-Governadoria


Em Teixeira Soares, o novo hospital municipal entra na fase final com recursos para climatização central e enxoval, dentro de um pacote superior a R$ 10,5 milhões, que também inclui clínica de fisioterapia, melhorias em UBSs, equipamentos e veículos. Em Mallet, os investimentos contemplam modernização de UBSs, assistência farmacêutica, equipamentos, renovação da frota, Fisiocentro Porte II, UBS Tipo II e reforço ao hospital local. Já em Guamiranga, a modernização envolve frota, pronto atendimento, clínica de fisioterapia e revitalização de unidades básicas.


Em São João do Triunfo, os recursos reforçam a atenção primária e o transporte sanitário, com reforma e ampliação de UBSs, kits de informática, mobiliário e renovação da frota. Em Rebouças, a nova UBS Porte II, a futura Unidade Mista de Saúde, o fisiocentro e a Farmácia Municipal ampliam gradualmente a capacidade de atendimento. Assim, a regionalização, defendida pelo governador Ratinho Junior e pelo deputado Beto Preto, se concretiza quando o paciente deixa de percorrer longas distâncias para acessar consultas e serviços especializados.


O presidente da Amcespar, Leandro Jasinski, enfatiza que “a região não está apenas recebendo prédios e veículos, está recebendo a oportunidade de reorganizar seu futuro em saúde. E, agora, é algo que está mais próximo do cidadão. Agradecemos ao governador Ratinho, os nossos deputados Beto Preto e Hussein Bakri, além de tantos outros deputados, por pensarem nos municípios da nossa região e não medirem esforços para concretizar os projetos que só vão beneficiar a todos. Todos os prefeitos são gratos por esse momento único que a saúde vive”, finaliza.

Leia outras notícias