AEN
O Governo do Paraná autorizou a criação de seis novos cursos de graduação nas universidades estaduais, ampliando as oportunidades de formação superior em diferentes regiões do Estado. As novidades entram em vigor a partir de 2026 com a realização de vestibulares ainda neste ano.
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) irá ofertar três novos cursos: Psicologia, em Foz do Iguaçu, com 30 vagas no período matutino; Bacharelado em Filosofia, em Toledo, com 15 vagas no turno da manhã; e o curso de Bacharelado em Química Industrial, no período matutino, também em Toledo. A Unioeste recebeu autorização para a transferência do curso de Licenciatura em Geografia do campus de Marechal Cândido Rondon para Cascavel, com 40 vagas anuais no período noturno. Os interessados podem se inscrever até 10 de novembro.
O reitor da Unioeste e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), Alexandre Webber, ressaltou a importância da iniciativa. “A criação desses cursos responde a demandas sociais e econômicas importantes, fortalecendo a presença das universidades no Paraná e ampliando as oportunidades para jovens e profissionais que buscam formação de qualidade em áreas estratégicas”, afirmou.
Na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), também foram autorizadas novas ofertas em regime de extensão no município de Coronel Vivida. O curso de Pedagogia terá duas ofertas a partir de 2026, enquanto o curso de Licenciatura em História terá uma oferta em 2026. Os cursos serão ministrados no período noturno, com 20 vagas em cada turma.
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) passa a contar, a partir de 2026, com o curso de Nutrição, no campus sede em Maringá, com 40 vagas anuais no período noturno. Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de setembro no Vestibular de Verão 2025.
“A oferta de um curso de Nutrição na UEM para 2026 atende a uma demanda crescente por profissionais qualificados capazes de promover a saúde através da alimentação, prevenir doenças crônicas não transmissíveis e atuar em diversas áreas como saúde pública, clínica, indústria de alimentos e esportiva”, complementou o reitor da UEM, Leandro Vanalli.
A abertura dos novos cursos segue as diretrizes da Lei Geral das Universidades (LGU), Lei 20.933/21, que estabelece critérios para o custeio de novos cursos e possibilita a ampliação de vagas sem aumento de despesas para o Estado, entre outros aspectos de gestão universitária.