Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 06:27, 15°C

O intuito da visita foi conhecer o trabalho no município SECOM de Teixeira Soares
A visita ocorreu para conhecer a estratégia que o município adotou para o desenvolvimento da unidade - Foto: Assessoria

SECOM de Teixeira Soares

Na quarta-feira (03), o gerente de projetos no Hospital Israelita Albert Einstein, Marcio Paresque visitou a Unidade de Saúde Antônio Pires Pedroso para conhecer a estratégia que o município adotou em relação à organização, a oferta de consulta e a qualidade do atendimento desenvolvido pelos profissionais da unidade.
O intuito da visita foi conhecer o trabalho no município, que vem sendo sinalizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein e pela CONASS como um município que vem se destacando dentro deste processo. “Enquanto coordenação nacional, junto com o CONASS e com o Ministério da Saúde, nós temos visitado essas experiências exitosas para, inclusive, reforçar o quanto o município está se destacando, identificar no nosso processo oportunidades de melhorias e levar um pouco da experiência daqui para outros locais que vamos. É um projeto de abrangência nacional e nós usamos os cases de destaques como referências para outros locais”, explica o gerente de projetos do Hospital Islaelita Albert Einstein, Marcio Paresque.
Em 2019, a Unidade de Saúde Antônio Pires Pedroso foi escolhida como modelo vitrine da Atenção Primária à Saúde, no projeto PlanificaSUS, e referência na atenção primária ao idoso. Desde então a UBS é assistida pelo Hospital Israelita Albert Einstein, que é o ordenador do projeto. O programa tem como objetivo implantar a metodologia da planificação de atenção à saúde, proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), que através da melhoria contínua agrega nos processos de trabalho tanto nos serviços quanto na gestão.
“Ficamos felizes pois fomos muito conceituados. A planificação que é o PlanificaSUS já está em vários estados do Brasil e o município de Teixeira Soares é a vitrine do Paraná em atenção ao idoso. Sabemos que temos muito a evoluir ainda, que é um processo de melhoria constante, mas todas as unidades estão trabalhando em um ritmo acelerado, conversando com os pacientes e assim o sucesso do nosso município”, aponta o secretário Municipal de Saúde, Amauri Klossowski.
O projeto da APS é voltado, principalmente, à qualidade do trabalho, da atenção primária e à questão do cuidado dos pacientes. Vem sendo desenvolvido, junto ao estado, a expansão do programa para todas as UBS de Teixeira Soares, bem como, o Ministério da Saúde pretende adotar o modelo de Teixeira Soares para o país.
Durante a visita esteve presente membros do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), do Ministério de Saúde, da 4ª Regional de Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde e o responsável pelo Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE).

Leia outras notícias