Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 18:09, 22°C

Decreto 10.613/2025 determina que os veículos oficiais do Paraná devem priorizar o etanol como forma de abastecimento. A ação busca diminuir a dependência dos combustíveis fósseis para adoção de alternativas menos poluentes
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

AEN

O Governo do Estado determinou, nesta terça-feira (16), por meio do Decreto 10.613/2025 , que os veículos oficiais do Paraná devem priorizar o etanol como forma de abastecimento. A ação busca diminuir a dependência dos combustíveis fósseis para adoção de alternativas menos poluentes.

As medidas estão alinhadas ao Plano Estadual de Ação Climática 2024-2050 (PAC-PR) e às campanhas internacionais “Race to Zero” e “Race to Resilience”, reforçando o compromisso do Paraná com a sustentabilidade e a resiliência climática.

Para garantir a execução da mudança de maneira correta, a Secretaria da Administração e Previdência, por meio da Coordenação de Gestão de Transporte Oficial (DETO), deve fazer a orientação e acompanhamento do processo junto aos demais órgãos do Estado.

“Foram realizados estudos para determinar o impacto dessa mudança da gasolina para o etanol, trazendo grandes benefícios ao meio ambiente ao diminuir a emissão de gases do efeito estufa”, explicou o chefe da Coordenação de Gestão de Transporte Oficial, Nasson Polak.

A política estadual estabelece como metas a redução em ao menos 20% do consumo de gasolina na frota até 2026 e a diminuição em 15% o consumo de diesel até 2028, substituindo-o por biodiesel.

O decreto prevê situações específicas em que a priorização do biocombustível pode não se aplicar, como incompatibilidade técnica do veículo, disponibilidade limitada do combustível, condições climáticas adversas, exigências legais contratuais ou emergências que exijam maior autonomia de combustível. Nesses casos, medidas destinadas à mitigação ou resolução devem ser adotadas sempre que possível.

O secretario do Planejamento do Estado, Ulisses Maia, enfatiza que a medida impulsiona o Paraná a ser mais verde e eficiente. “Com este decreto, priorizamos o etanol e a renovação da frota oficial com veículos mais sustentáveis. Nossa meta é reduzir a dependência de combustíveis fósseis e as emissões de GEE, contribuindo para um futuro mais limpo para todos. É o Governo do Estado investindo na sustentabilidade e na resiliência climática do nosso estado”, afirmou.

BUSCA POR INOVAÇÃO

Ao trazer mais sustentabilidade à administração do Estado, a medida reforça a busca por inovação do Governo do Paraná. A Secretaria da Administração e da Previdência, por meio do DETO, vem promovendo diversas mudanças para garantir um funcionamento mais moderno e com melhor atendimento ao cidadão.

Na última semana, o órgão também apresentou uma solução mais ágil aos servidores que realizarem viagens oficiais pelo Estado. A partir de agora, os funcionários da SEAP receberão o pagamento de diárias por transferência via PIX, utilizando a chave CPF do servidor. A mudança ainda será implementada gradativamente pelas demais secretarias estaduais.

Leia outras notícias